PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

COI desiste de sanção, e Arábia Saudita deve ir aos Jogos sem mulheres

25 mai 2012 - 10h08
(atualizado em 28/5/2012 às 11h10)
Compartilhar

A possibilidade de a Arábia Saudita competir nos Jogos Olímpicos de Londres sem uma única mulher em sua delegação está mais perto de acontecer, depois que o conselho executivo do Comitê Olímpico Internacional decidiu não sancionar o país.

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Saiba como estão os ídolos da Seleção de prata de 1988

De acordo com o diário inglês Telegraph, o conselho discutiu a situação durante uma reunião em Quebec, no Canadá, nesta quinta-feira, e que esta era a última chance do COI de impor sanções ao país do Oriente Médio, mas nenhum progresso foi feito.

Agora o COI mudou de tática e espera que seja capaz de convencer os sauditas a mudar sua atitude sobre a questão, e uma fonte não identificada teria dito que a entidade "ainda está otimista de que o país vá enviar atletas mulheres para Londres".

Essa abordagem não teria agradado alguns grupos internacionais de direitos humanos, já que este era para ser a primeira Olimpíada a contar com mulheres em todas as delegações internacionais participantes.

O Presidente do COI, Jacques Rogge, queria enviar uma declaração clara sobre o papel das mulheres nos Jogos, mas esse desejo encontrou uma barreira no início deste ano, quando o presidente do Comitê Olímpico da Arábia, o príncipe Nawaf bin Faisal, teria dito que "não estava aprovando" a participação feminina como parte da sua delegação oficial em Londres.

Na época o príncipe Faisal destacou que "não estava se opondo as mulheres, e que se elas poderiam participar do evento por conta própria, desde que não violassem a lei da xaria islâmica*", abrindo a porta, portanto, para o COI considerar ter mulheres árabes competindo sob a sua bandeira.

O Comitê Olímpico chegou a ficar sob pressão internacional para expulsar a Arábia Saudita desta edição dos Jogos, a menos que eles concordaram com a participação feminina, já que o país estava em oposição à Carta do COI que diz que "qualquer forma de discriminação com relação a um país ou uma pessoa em razão de raça, religião, política ou sexo, não é compatível com ideal do Movimento Olímpico", mas por fim acabou recuando.

Vale ressaltar que na Olimpíada de Pequim, em 2008, só Qatar, Brunei e a Arábia Saudita enviaram equipes exclusivamente masculinas. Neste ano, Qatar e Brunei já confirmaram que vão enviar atletas mulheres como parte das suas delegações oficiais.

*Xaria é o nome que se dá ao código de leis do islamismo

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Desfalcada dos santistas Neymar e Rafael (goleiro), dos são-paulinos Bruno Uvini, Lucas e Casemiro e do vascaíno Rômulo, a Seleção Brasileira se apresentou nesta quinta-feira em Hamburgo, Alemanha, para iniciar uma série de quatro amistosos em Europa e Estados Unidos
Desfalcada dos santistas Neymar e Rafael (goleiro), dos são-paulinos Bruno Uvini, Lucas e Casemiro e do vascaíno Rômulo, a Seleção Brasileira se apresentou nesta quinta-feira em Hamburgo, Alemanha, para iniciar uma série de quatro amistosos em Europa e Estados Unidos
Foto: Mowa Press / Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade