PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

COI diz que prazos para obras da Rio 2016 estão apertados

6 jun 2012 - 16h36
(atualizado às 17h00)
Compartilhar
Cirilo Junior
Direto do Rio de Janeiro

A comissão do Comitê Olímpico Internacional (COI) que vistoriou o andamento das construções para os Jogos Olímpicos de 2016 mostrou preocupação com o fato de as obras do Parque Olímpico, em Jacarepaguá, e do Complexo de Deodoro não terem começado. A presidente da comissão de coordenação do COI, Nawal El Moutamakel, afirmou que os prazos dentro do cronograma desses projetos estão muito apertados e que há um trabalho considerável a ser feito.

Nawal El Moutamakel preside a comissão do COI que visitou o Rio de Janeiro para verificar as obras
Nawal El Moutamakel preside a comissão do COI que visitou o Rio de Janeiro para verificar as obras
Foto: Daniel Ramalho / TERRA BRASIL

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Saiba todos os detalhes dos atletas brasileiros que estarão em Londres

"Há um grande volume de obras que precisam ser realizadas. Muitas instalações têm que estar prontas para os eventos-teste. É importante que todos os trabalhos comecem logo. Não há tempo a ser desperdiçado", afirmou, em entrevista coletiva, na qual fez um balanço da visita de três dias que os membros do COI fizeram no Rio.

O Parque Olímpico será erguido na área onde atualmente fica o Autódromo de Jacarepaguá. Lá, serão erguidos quatro pavilhões que receberão diversas competições, entre as quais basquete, handebol e judô. Serão construídos ainda um Centro Olímpico de Tênis e um Estádio Olímpico de Desportos Aquáticos. Já em Deodoro serão disputadas sete competições, como hipismo, pentatlo moderno, tiro esportivo, canoagem e esgrima.

Leonardo Gryner, diretor do Comitê Organizador Rio-2016, informou que as obras do Parque Olímpico será iniciadas no segundo semestre deste ano, após acordo com a Confederação Brasileira de Automobilismo. Já o projeto de Deodoro só sairá do papel a partir do início do ano que vem.

Nawal elogiou os projetos apresentados pelo Comitê Organizador. Segundo ela, são claros, bem definidos e com a matriz de responsabilidades bem definida. Ela frisou, no entanto, que após os Jogos de Londres, o foco será todo voltado para o Rio, e os governos federal, estadual e municipal têm que estar prontos para responder às necessidades.

"O relógio vai andar mais rápido a partir do dia 12 de agosto", observou.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, admitiu que as obras no Parque Olímpico e em Deodoro têm que começar logo, mas ressaltou que elas estão no cronograma. "Vamos ter que dar um mergulho mais forte nesses equipamentos esportivos", comentou.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade