PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

COI faz restrições para uso do Twitter por parte dos atletas

15 jun 2012 - 15h11
(atualizado em 18/6/2012 às 10h13)
Compartilhar

Os Jogos Olímpicos de Londres têm sido considerados os primeiros da era das redes sociais. Em 2008, na Olimpíada de Pequim, elas já existiam, mas o Twitter, por exemplo, tinha dois anos de "vida", e ainda não contava com grande apelo do público. O recorde de mensagens por segundo - atualmente 13 mil, número atingido durante a semifinal da última Liga dos Campeões, entre Chelsea e Barcelona - pode ser quebrado durante o evento. Mas, se depender do Comitê Olímpico Internacional (COI), os atletas não devem ter liberdade total para escreverem no microblog, segundo o jornal The Guardian.

» Escolha a atleta mais bela dos Jogos Olímpicos de Londres 2012

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Saiba todos os detalhes dos atletas brasileiros que estarão em Londres

As diretrizes da entidade recomendam a utilização do Twitter e de blogs por parte dos atletas, mas pedem que eles evitem transmitir mensagens comerciais ou "assumir o papel de jornalista". A sugestão é de que eles escrevam sobre experiências próprias. Fotos da Vila Olímpica durante os Jogos de Londres estão permitidas. Se outros atletas estiverem presentes, porém, a reprodução deve ser autorizada por eles.

Não apenas esportistas, mas também muitas celebridades têm utilizado o Twitter como forma de manter um contato direto com os fãs. Bom por um lado, mas ruim por outro, já que é muito fácil escrever sem pensar e ter suas mensagens mal interpretadas. Esse é o principal temor não só do COI, mas também dos comitês locais.

Um número crescente de atletas parece estar desistindo do Twitter, ao menos durante a competição. A nadadora Rebecca Adlington, por exemplo, que recentemente foi insultada por diversos usuários na rede social, anunciou que não a utilizará durante os Jogos Olímpicos, assim como Sarah Stevenson, do taekwondo.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Usuária ferrenha do Twitter, Rebecca Adlington tentará abandonar a rede social durante os Jogos
Usuária ferrenha do Twitter, Rebecca Adlington tentará abandonar a rede social durante os Jogos
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade