PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Com 93 anos, morre maior atleta olímpico da Itália e da esgrima

25 mai 2012 - 13h01
(atualizado em 28/5/2012 às 10h53)
Compartilhar

Morreu nesta sexta-feira, com 93 anos, o multicampeão olímpico e lenda da esgrima, Edoardo Mangiarotti. O italiano estava em sua casa, em Milão.

Matthew Pinsent é tetracampeão no remo; veja:

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Saiba como estão os ídolos da Seleção de prata de 1988

Mangiarotti é o maior campeão olímpico da Itália, tanto no número de ouros (seis) quanto no total de medalhas (13). Sua primeira conquista, um ouro, foi em Berlim 1936, com 17 anos, e suas últimas (um ouro e uma prata) nos jogos de Roma, em 1960, com 41 anos.

Na esgrima, é o maior vencedor no número total de medalhas olímpicas, porém com um ouro a menos que o húngaro Aladár Gerevich. Mangiarotti competia individualmente e em equipes, e dominava duas das três armas: a espada e o florete.

O presidente do Comitê Olímpico Nacional Italiano (Coni), Giovanni Petrucci, se pronunciou: "nossa medalha de ouro está agora no paraíso. Ele era o homem das Olimpíadas: um atleta extraordinário... e um ponto de referência não apenas para o mundo da esgrima, mas para todo o esporte italiano".

Em Campeonatos Mundiais, Mangiarotti conquistou 26 medalhas, sendo 13 de ouro.

Edoardo Mangiarotti nasceu em Renate, na região da Lombardia, no dia 7 de abril de 1919, e vinha de uma família de esgrimistas. Seu pai foi 17 vezes campeão nacional e representou a Itália nos Jogos Olímpicos de 1908, em Londres.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Fonte: AP AP - The Associated Press. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser copiado, transmitido, reformado o redistribuido.
Compartilhar
Publicidade