PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Com 99 medalhas clube britânico é destaque do remo olímpico

13 jul 2012 - 11h37
(atualizado às 11h53)
Compartilhar

Sebastián Purgart
Directo de Henley

A cidade de Henley descansa sobre o tranquilo Rio Tâmisa. Um trem chega a uma estação com movimentos mínimos sobre os trilhos. Mesmo cenário nas redondezas. Este povoado de pouco mais de 10 mil habitantes transita no mesmo ritmo da serenidade de suas águas.

» Saiba como assistir à Olimpíada no Terra

» Coloque as notícias sobre a Olimpíada no seu site

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Saiba todos os detalhes dos atletas brasileiros que estarão em Londres

Caminhar à beira do Tâmisa é um luxo que os privilegiados habitantes de Henley podem se dar. Cruzando White Hill e imediatamente virando à esquerda, o Leander Club se mostra como um lugar que respira remo e o olimpismo desde sua inauguração. As 99 medalhas conseguidas por seus membros são o grande orgulho da instituição.

As moedas de colecionador são sinônimo de Sir Steve Redgrave. São cinco medalhas de ouro, em igual quantidade de participações olímpicas desde Los Angeles 1984 até Sidney 2000. A eleição dele para levar a Tocha Olímpica no trajeto pelo Rio Tâmisa, passando pelo Leander Club, foi mais do que merecida.

Desde as quatro medalhas conseguidas em Londres 1908, duas delas de ouro, em 48 vezes o Leander Club, que tem como símbolo um hipopótamo rosa, apareceu no lugar mais alto do pódio. Mark Hunter (double skiff leve), Steven Williams e Pete Reed (quatro sem timoneiro) são os últimos representantes que conseguiram o ouro para o clube, em Pequim 2008.

A equipe argentina de remo conseguiu tornar o local como base para treinamentos, graças a alguns contatos da federação com o clube. O destaque do Leander Club, que abrigou os Jogos Olímpicos de 1908 e 1948, é a extensão de 2.200 m sobre o Rio Tâmisa. Desta vez, entretanto, a sede do remo na Olimpíada será o Etton Jorney.

Atualmente, a diferença de Henley e Eton Jorney é a corrente do primeiro, que dificulta o regresso para o clube. Exatamente por isso, na popular "Henley Royal Regatta", que reúne boa parte da população no começo de julho, se fecham os canais para deixar a água mais mansa e apta para a disputa.

As remadoras argentinas desfrutam das águas, assim como as mulheres do clube desde que foi permitido o ingresso delas, em 1998. O interior do Leander Club está repleto de quadros com heróis olímpicos e homens do passado. As placas recordam seus presidentes e membros mais importantes. Embora não esteja nas paredes, uma figura bem conhecida é sócio do Leander: o ator Hugh Laurie, o "Dr. House". Laurie estudou na Universidade de Oxford e praticou o esporte até pouco antes de lançar sua carreira artística.

O cartaz de "99 medalhas olímpicas e contando" fala de uma expectativa de 30 medalhas para Londres 2012. Uma remodelação no interior acolhedor do Leander Club para seguir homenageando seus consagrados nos Jogos Olímpicos será necessária para o número de conquistas que se esperam.

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, de 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Local estampa na fachada o número de medalhas em Olimpíadas: 99 e contando
Local estampa na fachada o número de medalhas em Olimpíadas: 99 e contando
Foto: Sebastián Purgart / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade