PUBLICIDADE

Com cinco shows, Festival Londres 2012 começa na quinta-feira

19 jun 2012 - 16h19
(atualizado em 20/6/2012 às 16h00)
Publicidade

O Festival Londres 2012 começa na próxima quinta-feira com cinco apresentações, que acontecem em Stirling, na Escócia, Derry, na Irlanda do Norte, Birmingham, na Inglaterra, e Carmathen, no País de Gales. O festival é uma celebração que acontece por 12 semanas e reunirá 25 mil artistas dos 204 países que participarão da Olimpíada.

» Escolha a atleta mais bela dos Jogos Olímpicos de Londres 2012
» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos
» Saiba todos os detalhes dos atletas brasileiros que estarão em Londres

Na Escócia, a abertura do festival está a cargo do músico venezuelano Gustavo Dudamel e da Orquestra Sinfônica Simón Bolívar, também da Venezuela. Formada por 200 pessoas, a orquestra fará uma série de concertos ao ar livre com o Castelo de Stirling como cenário.

Além de ser transmitido pelo canal BBC 4 e pela BBC Radio da Escócia, o concerto será projetado ao vivo nos Live Sites - estruturas com telas gigantes, distribuídas por 22 cidades do Reino Unido.

Boris Johnson, prefeito de Londres, afirmou que o festival será "uma vitrine para os artistas, que se apresentarão no maior festival ao ar livre da história da capital britânica".

Para celebrar a inauguração do evento, a companhia francesa de arte de rua Les Commandos Percu, fará um show ao ar livre no lago Windermare, o maior da Inglaterra. Criado especialmente para o Festival Londres 2012, o espetáculo terá um show de luzes coloridas mesclado com apresentações de música, dança e pirotécnicas.

Uma réplica do Stonehenge, monumento inglês pré-histórico, foi criada pelo artista Jeremy Deller em tamanho real usando "bóias" para simular as pedras, e será inflada pela primeira vez no Jardim Botânico Nacional em Carmathen, no País de Gales. A representação de uma das sete maravilhas do mundo é uma instalação interativa que viajará por todo o Reino Unido, passando inclusive por Londres.

Alguns dos eventos de abertuta do festival também celebram a "Trégua Olímpica", uma das inspirações do programa. A trégua encoraja as nações a cessar as hostilidades e deixar de lado os conflitos durante os Jogos Olímpicos.

Para manifestar a importância da paz, a Praça Ebrington Square, em Derry, na Irlanda do Norte, receberá evento que contará com artistas como Imelda May, Pixie Lott, Faulkner Newton, Guillemots e Wonder Villains. A apresentação é produzida por Jeremy Gilley e pelo ator e embaixador do festival, Jude Law.

Também nesta quinta-feira, será lançada uma instalação de arte de Yoko Ono, chamada Imagine Peace (Imagine a Paz, em tradução livre), que será mostrada nos telões dos Live Sites. A iniciativa quer chamar atenção contra a violência e será traduzida em 24 idiomas. "Vamos nos unir para tornar o mundo pacífico", disse Ono. Uma grande exposição do trabalho da artista está disponível na Serpentine Gallery, no Hyde Park, em Londres, e também faz parte do festival.

Em Birmingham, na noite de abertura, Edward Gardner apresentará um concerto que explora os valores entre as diferenças crenças e tradições, em um manifesto pela paz mundial. O trabalho será em conjunto com a Orquestra Sinfônica da cidade de Birmingham, o CBSO Chorus (coral da cidade) e o Coral Juvenil e Infantil da sinfônica. O ator Samuel West narrará a obra.

"A abertura do festival de Londres 2012 marca uma nova oportunidade para milhões de pessoas para que se unam aos Jogos Olímpicos. O festival exibirá o melhor da arte e da cultura do Reino unido e chamará atenção internacional às comunidades", afirmou o presidente do Comitê Organizador dos Jogos de Londres (Locog), Sebastian Coe.

O Festival de Londres 2012 acontece do dia 21 de junho ao dia 9 de setembro e será acessível a todas as pessoas, com dez milhões de ingressos gratuitos, 12 mil eventos e espetáculos em 900 localidades espalhadas pelo Reino Unido. A celebração terá também 137 estreias mundiais e 85 estreias britânicas.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

A companhia Les Commandos Percu se apresentará no maior lago natural da Inglaterra, o Lake Windermere
A companhia Les Commandos Percu se apresentará no maior lago natural da Inglaterra, o Lake Windermere
Foto: Daniel Saint Léger / Divulgação
Fonte: Terra
Publicidade