0

Com clima vintage, Olimpíada de bizarrices propõe "viagem no tempo"

8 jul 2012
13h34
Marina Novaes
Direto de Londres

Uma viagem a tempos longínquos em que Londres era ainda mais charmosa e elegante. Essa é a proposta da "The Chap Olympiad", competição organizada pela revista britânica The Chap e realizada neste sábado e domingo na capital inglesa, na qual damas e cavalheiros são convidados a vestirem o melhor da moda de antigamente para disputar jogos bizarros, como salto com um copo de gim e tônica, arremesso de prato com sanduíche de pepino e "surf" em prancha de passar roupas.

Ingleses se vestem de forma elegante e participam de eventos bizarros na Chap Olympiad
Ingleses se vestem de forma elegante e participam de eventos bizarros na Chap Olympiad
Foto: Bruno Santos / Terra

» Veja como colocar o widget de Londres 2012 em seu site
» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos
» Saiba todos os detalhes dos atletas brasileiros que estarão em Londres

A competição começou como uma brincadeira entre o editor da revista, Gustav Temple, e seus amigos, durante um piquenique em 2005, mas ganhou fama no boca a boca e passou a ser realizada anualmente em Bedford Square, uma charmosa praça na capital inglesa, atraindo neste ano quase 2 mil visitantes durante os dois dias em que ocorreu.

De acordo com Temple, a "Olimpíada" de excentricidades não tem nenhuma inspiração nos Jogos Olímpicos que acontecerão na cidade daqui a 19 dias, pelo contrário: neste evento, a proposta é celebrar a "época de ouro" de Londres e satirizar o clima de rivalidade entre os verdadeiros atletas - por isso, é proibido aparecer com roupas esportivas, sob o risco de desclassificação.

"Aqui o que interessa é se divertir durante os jogos, muito mais que ganhar. É uma piada", contou o jornalista, elegantemente vestido com um terno inspirado nos anos de 1940 e chapéu.

Os jogos são o motivo do evento, mas a "The Chap Olympiad" é muito mais que isso: chegar à Bedford Square e encontrar homens e mulheres fumando cachimbos e cigarrilhas, conversando e bebendo drinks ao som de músicas antigas, vestidos com roupas antigas - com destaque para os óculos de uma lente só, suspensórios e relógios de bolso -, dá ao visitante a sensação de ter entrado no DeLorean do filme "De Volta para o Futuro" e viajado direto para uma época entre os anos 30 e 40.

"Cada pessoa tem uma época para a qual querem se transportar, algumas se inspiraram nos anos vitorianos, outros na época georgiana. Eu escolhi o ano de 1947, quando Londres vivia uma época de esperança pós-guerra, e todos se vestiam elegantemente", contou o editor, que gosta de se vestir assim diariamente.

Não por acaso, muitos dos participantes passaram dias percorrendo brechós e lojas de antiguidade para encontrar os itens que compuseram o visual, embora muitos sejam adeptos do look vintage no dia a dia. Além disso, os homens capricharam no visual retrô das barbas e bigodes - havia até uma barbearia na praça, que contou também com bar e café.

Humor inglês

O evento também proporciona a melhor amostra do famoso senso de humor britânico, rico em tiradas perspicazes, algumas vezes incompreendido pelos estrangeiros. Durante os jogos, um "cavalheiro" narrava os acontecimentos fazendo piada de todos os participantes e ironizava o clima de rivalidade das verdadeiras Olimpíadas.

"O nosso senso de humor é uma parte muito forte da nossa cultura, de quem somos. Os ingleses não se levam tão a sério, e esse evento quer lembrá-los disso", disse o participante Guy Ducker. "Isso é Londres: é diversão, é a capacidade de rir de nós mesmos", resumiu Sara Lodge.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Fonte: Terra
publicidade