PUBLICIDADE

Com duelo de favoritos e Marta, futebol abre Olimpíada de Londres

25 jul 2012 - 07h28
(atualizado às 12h44)
Compartilhar

A abertura da Olimpíada de Londres está marcada apenas para a próxima sexta-feira. Entretanto, antes de a pira olímpica ser acesa, a bola já rola nos gramados britânicos. Nesta quarta-feira, o futebol feminino dá o pontapé inicial para a competição. Logo no primeiro dia, Brasil, da cinco vezes melhor do mundo Marta, Japão, atual campeão mundial, e os Estados Unidos, líderes no ranking da Fifa, estreiam no torneio, que, ao contrário do masculino, conta com atletas sem limite de idade. Todos os seis jogos do dia terão transmissão do Terra.

» Terra transmite ao vivo 6 jogos de futebol no 1º dia da Olimpíada

» Veja e vote nas atletas que brigam para entrar na lista das mais belas

» Saiba como assistir à Olimpíada no Terra

» Coloque as notícias sobre a Olimpíada no seu site

» Veja a agenda completa para os Jogos de Londres

Medalhista de prata em Atenas (2004) e Pequim (2008), a Seleção Brasileira feminina de futebol brigará na Olimpíada de Londres para afastar a sina de acumular fracassos em decisões. Novamente comandado por Marta dentro de campo, o time nacional iniciará a disputa pelo ouro inédito nesta quarta-feira, às 14h45 (de Brasília), contra Camarões, em partida que será realizada no Milennium Stadium, em Cardiff, e válida pelo Grupo E do torneio.

Em seu primeiro jogo em solo britânico, o time dirigido pelo técnico Jorge Barcellos encontrará um rival que ocupa a modesta 50ª posição no ranking da Fifa. Qualquer facilidade na estreia, entretanto, é negada pela comissão técnica. "Camarões é uma seleção muito forte fisicamente e tem boa movimentação quando tem a posse de bola. Será uma partida difícil, pois elas têm o mesmo jeito brasileiro de jogar", analisou o auxiliar técnico da Seleção, Vinicius Munhoz.

Ainda na lista dos favoritos ao título, o Brasil aposta em Marta para subir no lugar mais alto do pódio. Embora seja extremamente reconhecida pelo desempenho individual, a camisa 10 do País ainda não conseguiu triunfar em um grande torneio. Além das duas medalhas de prata, a jogadora também fracassou nas últimas Copas do Mundo - foi vice-campeã em 2007 e eliminada nas quartas de final em 2011.

Nas competições importantes, os Estados Unidos foram os principais algozes de Marta e companhia. Bicampeão olímpico, a equipe americana desembarca novamente como uma das grandes favoritos ao ouro. Vice-campeão mundial em 2010, o grupo da goleira Hope Solo entra em campo pela primeira vez nos Jogos a partir das 13h, em Glasgow, pelo Grupo G, contra a França, seleção ascendente que ocupa o sexto posto no ranking da Fifa e forte candidata a uma medalha.

A derrota para o Japão na decisão da Copa no ano passado ainda incomoda a seleção americana, que busca em Londres retornar ao topo do esporte. "Vencemos os dois últimos torneios olímpicos e sabemos que, no ano passado, as japonesas ganharam um título que nós queríamos ter conquistado. Por isso, faremos de tudo para ficar com o ouro", disse a centroavante Abby Wambach, uma das estrelas do time.

Principal alvo das americanas, o Japão estreia no mesmo horário. A equipe oriental, embalada pela conquista do Mundial no ano passado e o prêmio de melhor jogadora do mundo para Homare Sawa, terá pela frente no primeiro duelo olímpico o Canadá, da estrela Christine Sinclair. As duas equipes se encaram no Estádio Cidade de Coventry, em duelo válido pelo Grupo F.

Antes de as três favoritas entrarem em campo, a Grã-Bretanha fará a primeira exibição para o torcedor. A partir das 12h, a seleção, que tem como base a equipe inglesa (única a vencer o Japão no Mundial do ano passado), encara a Nova Zelândia. Os times responsáveis pela abertura olímpica são justamente os próximos rivais do Brasil pelo Grupo E.

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, de 25 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Confira os grupos do torneio feminino abaixo:

Com Marta e Maurine, a Seleção Brasileira estreia diante da equipe de Camarões
Com Marta e Maurine, a Seleção Brasileira estreia diante da equipe de Camarões
Foto: Marcelo Pereira / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade