PUBLICIDADE

Boxe

Com estreia do boxe feminino, Olimpíada perde última disputa só de homens

21 jul 2012 - 07h54
(atualizado às 08h49)
Compartilhar

O boxe feminino fará sua estreia olímpica nos Jogos de Londres, fazendo com que a competição não tenha mais nenhum esporte exclusivamente para homens.

Roseli Feitosa, bronze no Pan de Guadalajara-2011, será uma das representes brasileiras no boxe olímpico
Roseli Feitosa, bronze no Pan de Guadalajara-2011, será uma das representes brasileiras no boxe olímpico
Foto: Edson Lopes Jr. / Terra

» Saiba como assistir à Olimpíada no Terra

» Coloque as notícias sobre a Olimpíada no seu site

» Veja os Jogos Olímpicos por outro ângulo em fotos panorâmicas

» De maus motoristas a supersticiosos, conheça os astros dos Jogos

A modalidade será disputada por 36 mulheres a partir do dia 28, um dia depois da abertura dos Jogos Olímpicos, em três categorias: peso mosca, médio e leve.

O Brasil terá representante nas três: Adriana Araújo, Érica Mattos e Roseli Feitosa, respectivamente. Se necessário, no caso de alguma lesão e corte, Rosilaine Volante também se junta ao grupo.

Roseli, de 23 anos, conquistou um título inédito para o esporte brasileiro ao ser campeã mundial de boxe em 2010. No ano seguinte, ela ficou com a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, na categoria até 75 kg, apesar de ter perdido a única luta da qual participou.

Ao anunciar, em 2009, a introdução do boxe feminino em nos Jogos de Londres, o presidente do comitê organizador dos Jogos, Sebastian Coe, disse que a decisão "é um importante marco na evolução dos esportes femininos nas Olimpíadas".

"Na última vez que Londres sediou os Jogos, em 1948, as mulheres participaram na canoagem pela primeira vez. Em 1952, elas competiram pela primeira vez no hipismo. Recentemente, em 1992, estrearam no judô e, em Sydney-2000, competiram pela primeira vez em levantamento de peso. Fico satisfeito em saber que Londres-2012 terá seu lugar na tradição olímpica de avanços das mulheres no esporte."

Em compensação, ainda há dois esportes que são exclusivos para as mulheres: a ginástica rítmica e o nado sincronizado. Neste último, o Brasil será representado pela dupla Lara Teixeira e Nayara Figueira.

Em Londres, pela primeira vez todos os países participantes têm ao menos uma mulher em suas delegações.

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, de 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade