PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Com "rainha de paraquedas", Cerimônia alia música, fogos e bom humor inglês

27 jul 2012 - 17h09
(atualizado em 28/7/2012 às 00h37)
Compartilhar
Celso Paiva
Ulisses Neto
Direto de Londres

A Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Londres foi empolgante nesta sexta-feira, no Estádio Olímpico. Com muitos ingredientes que emocionaram o público, os britânicos conseguiram aliar música, fogos e bom humor, levando ao gramado desde Paul McCartney e sósia de Amy Winehouse até a presença do histórico personagem Mr. Bean e uma "dublê da rainha" chegando ao local de paraquedas, em companhia do agente 007, James Bond. O evento teve quase quatro horas de duração. Confira a seguir como foi a grande celebração armada pelos ingleses para inaugurar a Olimpíada 2012.

» Veja e vote nas atletas que brigam para entrar na lista das mais belas

» Confira a programação de ao vivo do Terra

» Coloque as notícias sobre a Olimpíada no seu site

» Veja a agenda completa para os Jogos de Londres

Início

A festa começou com pontualidade britânica: exatamente às 17h (de Brasília, 21h locais). Com uma linda festa armada no Estádio Olímpico de Stratford, e diversos artistas representando os países que compõem o Reino Unido - Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte - Londres declarou oficialmente aberta a Olimpíada 2012 no centro do gramado.

Depois, com vestimentas típicas dos séculos passados, os personagens se apresentaram com música instrumental e encenaram passagens clássicas da história do Reino Unido, como a aparição dos romanos e cenas da Revolução Industrial começada justamente em solo britânico. A festa foi recheada por uma excelente iluminação e por cenários de teatro que representam castelos e ruínas.

Revolução industrial e chuva de fogo

Aos poucos, os milhares de artistas presentes na Cerimônia foram reescrevendo a história do Reino Unido. Desde a criação do Reino Unido da Grã-Bretanha até o desenfreado avanço industrial iniciado ali, em solo britânico, que impulsionou de vez o Império e transformou o território em uma das maiores potências do planeta, os personagens empolgavam o público presente no Estádio Olímpico.

Depois, os animadores ainda reproduziram uma linda encenação que contou a história da Revolução Industrial britânica, que passou a transformar o Reino Unido em uma superpotência. E, por meio de uma representação de ferro fundido, que aos poucos foi formando cinco círculos de fogo, os milhares de artistas presentes no gramado do Estádio Olímpico conseguiram formar os cinco anéis olímpicos, que desencadearam uma linda "chuva de fogo".

James Bond traz "rainha de paraquedas"

Durante as encenações, um vídeo de James Bond, o agente 007 - representado pelo ator Daniel Craig - com a atriz Helen Mirren - personagem principal do filme A Rainha - dentro de um helicóptero tomou conta dos telões do Estádio Olímpico de Stratford. Foi quando, de repente, os dois se atiraram do veículo, e dois dublês representando 007 e a rainha surgiram no local caindo de paraquedas, levantando de vez o público no local. Em seguida, a Rainha Elizabeth verdadeira chegou e acenou aos presentes.

Harry Potter, Peter Pan e Marry Poppins

Depois, as luzes se apagaram e as encenações se voltaram a relembrar grandes animações infantis reproduzidas primeiramente em livros e depois nos cinemas. O mago Voldemort, inimigo de Harry Potter, surgiu para enlouquecer os fãs da escritora britânica J.K. Rowling, enquanto a famosa cena de Marry Poppins aterrissando com seu guarda-chuva tomou conta do espetáculo, além de referências ao sucesso Peter Pan.

Aparição de Mr. Bean tira risadas do público

O ator Rowan Atkinson, imortalizado no cinema por representar o personagem Mr Bean, apareceu tocando piano e fazendo graças ao público. Espirrou, tentou pegar algo na mochila, brincou com um guarda-chuva e arrancou risos dos fãs nas arquibancadas do Estádio Olímpico de Stratford. Ainda teve tempo para cochilar durante a apresentação, assoar o nariz e atirar o papel sujo em um músico, que levou na esportiva.

Baladas, Eric Clapton e Beatles

Diversos jovens dançando e representando baladas antigas britânicas surgiram no centro do gramado do Estádio Olímpico. Embalados por músicas de Eric Clapton, eles tomaram conta da festa. Um vídeo de Charles Chaplin foi mostrado, e roupas dos anos 60 eram utilizadas pelos atores. Ao som de Mick Jagger, Rolling Stones e outros clássicos ingleses mais antigos, os personagens formavam arcos coloridos até representarem o símbolo dos Beatles, que apareceram no telão e incendiaram a Cerimônia. Passagens por Punk Rock e New Age também foram marcantes

Música dos Hooligans e sósia de Amy Winehouse

o "hino dos hooligans", a música I'm Forever Blowing Bubbles, cantada pela torcida do West Ham e tema do filme Green Street Hooligans, que reconta a trajetória dos violentos torcedores de futebol organizados ingleses, foi tocado pelos personagens no gramado. A música não foi usada nesse contexto histórico: é extraída do musical The Passing Show of 1918, cantada na Cerimônia por jovens que reproduziam musicais antigos. Além disso, uma sósia cantora britânica Amy Winehouse apareceu cantando sucessos da artista morta no ano passado.

Beckham surge em lancha, e Grécia inicia desfile

O desfile de delegações começou por volta das 18h20 (de Brasília), com a Grécia - que sediou a primeira Olimpíada - puxando a fila dos mais de 200 países participantes da competição. Após os gregos, o Afeganistão foi o primeiro a entrar, iniciando as chegadas por ordem alfabética. Antes disso, porém, David Beckham e Victoria Beckham surpreenderam a todos ao surgirem em um vídeo ao vivo andando de lancha pelo Rio Tâmisa com a tocha olímpica. Vestidos com roupas de gala, o jogador de futebol inglês e a ex-cantora do grupo Spice Gilrs, casados desde 1999, se dirigiam ao Estádio Olímpico.

Entrada do Brasil empolga presidente Dilma

O desfile de delegações contou com a entrada dos brasileiros por volta das 18h35 (de Brasília), com o ginete Rodrigo Pessoa de porta-bandeira - o competidor do hipismo venceu um ouro em Atenas 2004 e dois bronzes nas Olimpíadas de 2000, em Sidney, e 1996, em Atlanta. Os atletas ingressaram no Estádio Olímpico vestindo trajes animados com as cores verde e amarela. Animado, Anderson Varejão tirava fotos, assim como a turma do basquete. A presidente do País, Dilma Rousseff, presente nas arquibancadas nesta sexta-feira, aplaudiu de pé a entrada da delegação brasileira.

Atletas Independentes Olímpicos fazem festa

Uma das cenas que mais chamou a atenção durante o desfile de delegações foi a presença dos Atletas Independentes Olímpicos (AIO), representados por competidores de países que não possuem um Comitê Olímpico Nacional. A velejadora Philipine van Aanholt, a corredora dos 400 m Liemarvin Bonevacia e o judoca Reginald de Windt, todos das Antilhas Holandesas, competirão como atletas independentes, assim como o maratonista Guor Marial, do Sudão do Sul. Os quatro, com as cores do AIO, fizeram muita festa.

Sharapova entra com delegação da Rússia

A russa Maria Sharapova contagiou o público ao ingressar no Estádio Olímpico. Com seu carisma, a tenista campe de Rolang Garros em 2012 distribuiu sorrisos e foi o principal destaque da delegação de seu país. A atleta, atual número 3 do mundo, também venceu outros três Torneios de Grand Slam na carreira: o Australian Open de 2008, o US Open de 2006 e Wimbledon de 2004.

Djokovic e substitutos de Nadal e Federer portam bandeiras

O tenista Novak Djokovic foi o porta-bandeiras da delegação da Sérvia nos Jogos Olímpicos, mas a sequência após o desfile de seu país é que foi o mais interessante. Nos demais países que começam com a letra "S", ainda passaram a Espanha (Spain, em inglês) e a Suíça, representadas pelos substitutos justamente dos dois maiores rivais de Djokovic: o jogador de basquete Paul Gasol substituiu o lesionado Rafael Nadal, enquanto o tenista Stanislas Wawrinka ficou no lugar de Roger Federer, que não quis carregar novamente o brasão suíço.

EUA têm mais mulheres, e Grã-Bretanha encerra festa

A delegação dos Estados Unidos da América ingressou no gramado ovacionado pelo público. Com Mariel Zagunis, da esgrima, como porta-bandeira, os americanos tinham mais mulheres do que homens em seu grupo de atletas. Pouco depois, foi a vez da Grã-Bretanha encerrar o desfile com a entrada de seus competidores, liderados por Chris Hoy, bicampeão olímpico no ciclismo, com o brasão britânico. Então, uma chuva de papel picado com o nome de todos os atletas tomou conta da celebração.

Show de rock, pombas da paz e discursos

Após o desfile das delegações, a banda britânica Arctic Monkeys tocou dois de seus maiores sucessos e ainda contou com a presença de "pombas da paz", que sobrevoaram o estádio representadas por homens fantasiados com bicicletas. Depois, Sebastian Coe - chefe do Comitê Organizador dos Jogos - e Jacques Rogge - presidente do Comitê Olímpico Internacional - discursaram e decretaram a Olimpíada oficialmente aberta.

Marina Silva carrega bandeira olímpica com Muhammad Ali

Ao lado de outras personalidades mundiais, a ex-senadora Marina Silva foi uma das responsáveis por carregar a bandeira olímpica nesta sexta-feira, durante Cerimônia de Abertura dos Jogos. Com ela, também esteve o ex-pugilista Muhammad Ali, que sofre de Mal de Parkinson, que ajudou a carregar a flâmula. Marina foi escolhida por sua luta a favor da paz mundial.

Beckham chega com tocha e entrega a Steve Redgrave

David Beckham chega com a tocha olímpica ao Estádio e a entrega nas mãos de Steve Redgrave, ex-remador britânico que venceu cinco medalhas de ouro entre Los Angeles 1984 e Sidney 2000. O juramento dos atletas foi feito por Sarah Stevenson, do taekwondo, enquanto jovens atletas britânicos carregavam a tocha até seu destino. No estádio, a expectativa era por quem seria o responsável por ter a honra de acender a pira olímpica.

Hastes de cobre acendem pira, e Paul McCartney encerra show

Londres surpreendeu o mundo ao acender a pira com 205 hastes de cobre acendidas pelos próprios atletas jovens britânicos, representando cada uma das nações que disputarão os Jogos Olímpicos. Após o fato, um grande show pirotécnico começou ao redor do estádio, dando início definitivo à Olimpíada do Reino Unido. Para finalizar com chave de ouro, Paul McCartney ensaiou a canção "Hey Jude", declarando o fim da celebração.

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos,vídeos,, fotos participação do internautae repercussão no Facebook.Siga também a cobertura no Twitter e participe com a hashtag: #TerraLondres2012

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade