PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Com recorde, Gideoni Monteiro ganha ouro no Pan de ciclismo

5 mar 2012 - 15h15
Compartilhar

O Brasil conquistou a primeira medalha de ouro no Campeonato Pan-Americano de estrada e pista em Mar Del Plata, Argentina. O ciclista sergipano Gideoni Monteiro, 22 anos, atual campeão pan-americano de estrada, venceu no último domingo a prova de perseguição individual com a marca de 4min35s863, batendo o recorde nacional da prova. O outro brasileiro no velódromo, Thiago Nardin, conquistou a quarta colocação.

O primeiro lugar foi bastante comemorado pelo atleta, que derrotou o ciclista da casa Mauro Agostini, por mais de 3 segundos. Foi a segunda medalha brasileira no evento. No sábado, a equipe masculina de perseguição levou a prata.

Para Gideoni Monteiro, o resultado é fruto da decisão de trocar a Itália pelo Brasil no ano passado. Geralmente, os atletas do ciclismo fazem o caminho inverso. "Não tenho como esconder tanta felicidade, estou muito satisfeito com esse resultado", disse o atleta. "Fui muito criticado após retornar da Itália para voltar a competir pelo Brasil e acredito que não existe resposta melhor do que uma vitória neste nível", acrescentou.

A medalha ajuda o Brasil a somar pontos no ranking da União Ciclística Internacional (UCI) para os Jogos Olímpicos de Londres. A lista completa de classificados será anunciada em maio.

A prova de perseguição individual é disputada primeiramente por uma classificatória que decide os confrontos das séries finais. Após essa fase, dois competidores se enfrentam percorrendo uma distância de 4 km. Os ciclistas largam em lados opostos dentro do velódromo e será declarado vencedor o atleta que alcançar seu adversário ou obter o menor tempo durante o percurso.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Medalha ajuda Brasil a somar pontos no ranking da UCI para a Olimpíada de Londres; lista sai em maio
Medalha ajuda Brasil a somar pontos no ranking da UCI para a Olimpíada de Londres; lista sai em maio
Foto: ciclismonacional.blogspot.com / Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade