PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Com segurança adicional, Londres anuncia planos para receber Tocha

16 jul 2012 - 07h25
(atualizado em 17/7/2012 às 14h26)
Compartilhar
Allan Farina
Direto de Londres

A organização dos Jogos de Londres anunciou nesta segunda-feira em conferência no Parque Olímpico novos detalhes sobre o revezamento da Tocha Olímpica, que passará pelas ruas da capital inglesa a partir da próxima sexta-feira até a abertura, no dia 27 de julho. Assim como o restante dos detalhes referentes à Olimpíada, a segurança foi o tema principal no encontro.

» Saiba como assistir à Olimpíada no Terra

» Coloque as notícias sobre a Olimpíada no seu site

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Saiba todos os detalhes dos atletas brasileiros que estarão em Londres

De acordo com o coordenador nacional de segurança olímpica Chris Allison, 1.000 policiais serão deslocados todos os dias para auxiliar na proteção do percurso da Tocha pelas ruas de Londres. Eles se juntarão às equipes de segurança que já acompanham o revezamento guardando a chama e quem a estiver carregando.

"Eles tentam minimizar sua presença, mas assumem ação quando algo acontece. Nosso conselho é não entrar nessa bolha de segurança", explicou Allison, que passou um conselho a quem pretende assistir ao revezamento da tocha: "aproveite, mas tome cuidado".

A segurança dos Jogos é tema recorrente no noticiário inglês. A G4S, empresa responsável por manter a vigilância do evento, admitiu falhas no treinamento de pessoal e terá que arcar com um prejuízo de até 50 milhões de libras (cerca de R$ 160 milhões). O governo do Reino Unido precisou inclusive mobilizar 17 mil soldados, 3,5 mil mais do que o previsto, para proteger a Olimpíada.

Mesmo com o risco de ataques externos, ação de manifestantes ou até mesmo violência comum durante a passagem da Tocha, Allison não se preocupa. "Estou completamente feliz pela segurança. Houve problemas na última semana, mas o plano básico é o mesmo que criamos nos últimos anos. Com a entrada dos militares, a diferença é que outras pessoas vão realizá-lo", explicou o coordenador nacional de segurança olímpica.

Allison ainda minimizou a possibilidade de invasões no percurso da chama, fato que ocorreu em algumas oportunidades durante a passagem pelo interior da Inglaterra - um homem nu chegou a correr ela estrada por meio da qual a Tocha passava com os dizeres "Tibete Livre" pintados nas costas e uma tocha falsa.

"Acho que só houve três casos em que alguém invadiu o percurso e todos foram rapidamente afastados. Acho isso excelente. Eles não querem que isso aconteça. Temos equipes táticas para evitar isso e esperamos não usá-las. E isso deve acontecer também em Londres", disse o responsável pela segurança olímpica, que confia no perfil do público presente como sinal de que problemas não ocorrerão.

"Lidamos com multidões desde o começo, fizemos combinações com autoridades locais e o mesmo vai acontecer em Londres. Só temos o cuidado para fazer tudo certo. Os espectadores formam um grupo muito feliz, e quando pedimos para que fiquem trás, eles ficam. Só querem ver a Tocha, não há confronto. É assim que vamos fazer. Usando comunicação. Estou totalmente confiante que os jogos serão seguros. E não vão nos notar, porque estaremos no bastidores. O foco será nos atletas competindo ente si", encerrou Allison.

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, de 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Mil policiais serão deslocados todos os dias para auxiliar na proteção do percurso da Tocha em Londres
Mil policiais serão deslocados todos os dias para auxiliar na proteção do percurso da Tocha em Londres
Foto: Allan Farina / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade