PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Combate ao doping está funcionando, diz presidente do COI

27 jul 2012 - 11h45
(atualizado às 14h12)
Compartilhar

O combate ao doping na véspera da Olimpíada de Londres tem sido bem-sucedido, já que nos últimos meses os testes flagraram mais de 100 atletas usando drogas que melhoram o desempenho, disse o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, nesta sexta-feira.

Jacques Rogge afirmou que o COI está se esforçando para evitar casos de doping nos Jogos de Londres
Jacques Rogge afirmou que o COI está se esforçando para evitar casos de doping nos Jogos de Londres
Foto: Allan Farina / Terra

» Veja e vote nas atletas que brigam para entrar na lista das mais belas

» Confira a programação de ao vivo do Terra

» Coloque as notícias sobre a Olimpíada no seu site

» Veja a agenda completa para os Jogos de Londres

Horas antes da Cerimônia de Abertura dos Jogos, Rogge afirmou que os esforços do COI para ter uma Olimpíada limpa estão dando frutos. Na quarta-feira, nove competidores do atletismo foram punidos com longos afastamentos pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (Iaaf), por violações relacionadas com doping.

Separadamente, também foi confirmado que a marroquina Mariem Alaoui Selsouli, forte candidata ao ouro nos 1.500 m, e o saltador e campeão grego Dimitris Chondrokoukis testaram positivo, nesta semana, antes de chegar a Londres. "Este é um bom sinal na luta contra o doping", disse Rogge. "É prova de que o sistema está funcionando."

Os nove atletas, incluindo o marroquino e destacado maratonista Abderrahim Goumri, foram todos pegos pela Iaaf por meio do programa Passaporte Biológico do Atleta, que acompanha dados de sangue dos competidores ao longo do tempo para flagrar quaisquer anormalidades.

Rogge disse que, embora nem todos os esportes possam se beneficiar imediatamente do sistema devido à sua natureza, ele gostaria que o programa fosse ampliado.

"É fato que não há passaporte de sangue em todos os esportes. Também é verdade, entretanto, que a amostra do sangue é uma ferramenta poderosa que deve ser ampliada e alcançar mais países", afirmou. "Estou feliz com que a amostra de sangue tenha levado a testes positivos. Tem poder dissuasivo."

Cerca de 6.250 amostras serão analisadas durante os Jogos, mais que em qualquer outra Olimpíada, e a entidade Anti-Doping da Grã-Bretanha também recebeu ordens de fazer testes nos campos de treinamento antes das competições.

Houve 20 casos confirmados de doping em Pequim, quatro anos atrás, incluindo seis cavalos, uma redução em relação aos 26 de Atenas, em 2004.

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta comtextos,vídeos,, fotos participação do internautae repercussão no Facebook.Siga também a cobertura no Twitter e participe com a hashtag: #TerraLondres2012

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade