PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Comissão do COI para os Jogos de 2016 inspeciona obras no Rio

7 jun 2011 - 13h54
(atualizado às 14h51)
Compartilhar

A comissão do Comitê Olímpico Internacional (COI) responsável pela coordenação dos Jogos Olímpicos de 2016 começou nesta terça-feira uma visita de três dias ao Rio de Janeiro para inspecionar o avanço das obras e os preparativos da cidade para o evento.

A denominada Comissão de Coordenação do COI para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro começou sua segunda visita ao município com uma reunião plenária ,nesta terça-feira, a portas fechadas na Barra da Tijuca, na Zona Oeste.

Os representantes do Comitê primeiramente se reunirão com governos federal, estadual e municipal para discutir o estado das obras de infraestrutura necessárias para os Jogos e a construção dos locais de competição, assim como sobre todos os demais preparativos.

A comissão deverá realizar na quarta-feira um percurso de quase nove horas por vários locais do Rio de Janeiro em que se executam as obras, e na quinta-feira voltará a se reunir a portas fechadas para avaliar o que foi visto.

As conclusões dos observadores serão divulgadas ainda na quinta, em entrevista que será concedida pelo presidente da comissão, a campeã olímpica marroquina Nawal El Moutawakel.

Segundo o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), as comissões de coordenação do COI costumam visitar a cidade que sediará os Jogos uma vez por ano até quatro anos antes do evento. A partir daí, as impressões passam a ser semestrais.

A Comissão de Coordenação do COI para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro foi constituída em janeiro de 2010 e conta com representantes dos cinco continentes com experiência em comissões de avaliação ou de coordenação de Jogos Olímpicos. No grupo, há a participação de representantes de atletas, dos comitês olímpicos nacionais e das federações internacionais.

Além de Moutawakel, ouro nos 400 metros com barreiras nos Jogos de Los Angeles, em 1984, e a primeira africana a conquistar uma medalha de ouro, a comissão é liderada pelo diretor-executivo de Jogos Olímpicos do COI, o suíço Gilbert Felli. Destacam-se também o ex-nadador russo Alexander Popov e o ucraniano Serguei Bubka, que competiu no salto com vara.

Evento teste para a Olimpíada de Londres reuniu 50 corredores nesta segunda-feira para participarem de uma maratona pela capital da Inglaterra
Evento teste para a Olimpíada de Londres reuniu 50 corredores nesta segunda-feira para participarem de uma maratona pela capital da Inglaterra
Foto: Getty Images
EFE   
Compartilhar
Publicidade