PUBLICIDADE

Tênis

Comitê Olímpico Espanhol anuncia Nadal como porta-bandeira

20 jun 2012 - 08h56
(atualizado em 21/6/2012 às 10h43)
Compartilhar

O tenista Rafael Nadal será o porta-bandeira da Espanha na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, anunciou o Comitê Olímpico Espanhol (COE), nesta quarta-feira. As federações esportivas aprovaram por unanimidade a escolha de Nadal para liderar a delegação espanhola na cerimônia.

» Escolha a atleta mais bela dos Jogos Olímpicos de Londres 2012

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Saiba todos os detalhes dos atletas brasileiros que estarão em Londres

Para Nadal poder carregar a bandeira da Espanha no desfile ao entrar no Estádio Olímpico, o órgão espanhol teve de fazer uma alteração no estatuto que define a regra de escolha para o representante. De acordo com a norma, deveria ser escolhido o atleta com currículo olímpico mais vitorioso, o que não é o caso de Nadal, que tem, "apenas", um ouro, em Pequim 2008.

Há pelo menos três atletas com mais conquistas do que o tenista. O canoísta David Cal, por exemplo, tem quatro medalhas: duas de prata, em Pequim 2008, e uma de prata e uma de ouro, em Atenas 2004. No entanto, ele foi o porta-bandeira em 2008, e era o desejo do Comitê Olímpico Espanhol repetir a honraria.

Os outros adversários de Nadal seriam, então, os velejadores Íker Martinez e Xabi Fernándes, da classe 49er, bicampeões olímpicos em 2004 e 2008. No entanto, a disputa da vela começa no dia 28 de julho em Waymouth, a 200 km de Londres. O longo deslocamento e o pouco tempo impediria a participação da dupla no evento.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Rafael Nadal realizará seu sonho de carregar a bandeira do país na abertura dos Jogos Olímpicos
Rafael Nadal realizará seu sonho de carregar a bandeira do país na abertura dos Jogos Olímpicos
Foto: Gety Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade