PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Comitê organizador diz que Londres segue exemplo de Barcelona

9 mar 2012 - 11h14
(atualizado às 11h42)
Compartilhar

O presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres (Locog, em inglês), o ex-atleta Sebastian Coe, admitiu nesta sexta-feira que a capital inglesa seguiu o exemplo de Barcelona, que, para ele, é uma cidade que deixou o melhor legado na história dos Jogos e por isso todos querem imitá-la.

No momento em que serão completadas duas décadas do evento que mudou totalmente a cidade espanhola e impulsionou o esporte do país, Coe destacou a "história extraordinária e incrível" que os Jogos de 1992 representaram.

"Em nível olímpico, Barcelona tem o melhor legado da história dos Jogos e, por isso, todo mundo diz que quer ser como eles. Eu digo o mesmo e sem vergonha alguma: seguimos o exemplo de Barcelona", reconheceu o dirigente.

Durante sua participação no "Global Sports Forum", realizado em Barcelona, onde participou de uma conversa e posteriormente concedeu uma entrevista coletiva, Coe relatou o impacto que sentiu com os Jogos de 1992, fundamentais como base dos que acontecerão na capital inglesa nos próximos meses.

Neste sentido, relatou como a cidade catalã "mudou sua cara graças ao esporte", criando 70% a mais de espaços verdes, vinculando-se novamente ao mar, criando imóveis a preços razoáveis e transformando a economia da cidade.

"Antes de 92, Barcelona não estava nem entre os 16 primeiros lugares da Europa e agora está entre os quatro primeiros, com o turismo como motor. É incrível", avaliou.

Por essa razão, ao ser nomeado líder da candidatura de Londres, sua primeira visita internacional foi precisamente a Barcelona, onde se reuniu com o falecido ex-presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Juan Antonio Samaranch, e também com o prefeito da cidade na época dos Jogos, Pasqual Maragall.

"Queria entender a natureza daquela Barcelona. Estava muito interessado nas questões de regeneração urbana e legado, e em como a cidade não só promoveu um projeto de infraestrutura durante sete anos, mas o manteve vigente. Isso era muito importante para mim", relatou Coe.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Sebastian Coe (à dir.) espera deixar um bom legado à população britânica após os Jogos
Sebastian Coe (à dir.) espera deixar um bom legado à população britânica após os Jogos
Foto: Getty Images
EFE   
Compartilhar
Publicidade