PUBLICIDADE

Lutas

Conheça as primeiras mulheres a defender o Brasil no boxe olímpico

17 jul 2012 - 22h24
(atualizado às 22h28)
Compartilhar
Carolina Capozzi
Direto de Londres

Se os brasileiros se preparam de quatro em quatro anos para torcer pelos atletas da natação, do futebol, do vôlei e outros esportes tradicionais no País, este ano é preciso estar pronto para uma novidade. A torcida terá que aumentar porque há esporte novo nos Jogos Olímpicos de Londres. Três brasileiras do boxe se preparam para a estreia da categoria feminina na competição. O time, que já treina em terras inglesas, na cidade de Shefield, conta ainda com uma atleta reserva.

» Saiba como assistir à Olimpíada no Terra

» Coloque as notícias sobre a Olimpíada no seu site

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Saiba todos os detalhes dos atletas brasileiros que estarão em Londres

Na Olimpíada de 2008, em Pequim, a entrada de boxeadoras chegou a ser ensaiada. Mas apenas em 2012 os ringues ganham a presença das mulheres. O Brasil estreia na modalidade com Roseli Feitosa (75kg), Adriana Araújo (60kg) e Érica Matos (51kg). Se necessário, no caso de alguma lesão e corte, Rosilaine Volante também se junta ao grupo.

As brasileiras desembarcaram na terra da rainha com a determinação para não só fazer a participação inédita, mas também trazer medalha. "Aqui só tem os melhores e graças a Deus nós estamos incluídos", garantiu Adriana Araújo ao se referir a todo time brasileiro.

Adriana Araújo, baiana, 29, se classificou para os jogos ao avançar às quartas de final do Mundial de Boxe. Hoje considera que o maior desafio é melhorar a velocidade dos seus golpes.

A paulista Roseli Feitosa, 23, é a mais vaidosa do grupo e foi a segunda a garantir o embarque para Londres. "Sou casada, então não posso andar de qualquer jeito ou meu marido me larga", brinca.

A terceira vaga ficou com Érica Matos, de cabelos longos e escuros, que aos 29 anos é considerada pelas colegas de equipe a professora de dança da delegação. Os passos feitos no aquecimento dos treinos são sempre puxados por ela.

A última brasileira que integra a equipe de boxe é Rosilaine Volante. Ela é da equipe Olímpica Permanente e está na Inglaterra para treinar com classificadas. A mais tímida do grupo que representa o Brasil é de São Paulo e tem 29 anos. Ela garante que torce para que todas tenham um bom desempenho, mas confirma que também estaria preparada para entrar no ringue.

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, de 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

As quatro atletas são as primeiras representantes do Brasil no boxe olímpico feminino
As quatro atletas são as primeiras representantes do Brasil no boxe olímpico feminino
Foto: Montagem sobre Edson Lopes Jr. / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade