PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Da rainha aos Beatles, abertura deve passar por símbolos britânicos

27 jul 2012 - 06h02
(atualizado às 07h34)
Compartilhar

Imagens de James Bond, o agente 007, no Palácio de Buckingham e a chegada do ator Daniel Craig de helicóptero ao Estádio Olímpico devem dar início à cerimônia de abertura dos Jogos de Londres, que acontece nesta sexta-feira (27), às 17h no horário de Brasília. O espetáculo, comandado pelo cineasta Danny Boyle, deve apresentar ao mundo os grandes símbolos da cultura britânica, passando por William Shakespeare, a rainha e os Beatles. As informações são do site do jornal espanhol El País.

» Veja e vote nas atletas que brigam para entrar na lista das mais belas

» Confira a programação de ao vivo do Terra

» Coloque as notícias sobre a Olimpíada no seu site

» Veja a agenda completa para os Jogos de Londres

Com uma apresentação de cerca de 3h, Boyle - famoso por dirigir filmes como Trainspotting, Quem Quer Ser Um Milionário? e 127 Horas - aproveitará para recriar a história do Reino Unido a partir da peça A Tempestade, de Shakespeare, passando pelo era rural e pela revolução industrial inglesa, além de abordar pontos políticos do país, como o NHS - serviço de saúde pública pós-Segunda Guerra Mundial que tanto orgulha os britânicos.

Nos dias que seguiram o ensaio do espetáculo, o cineasta pediu nas redes sociais e até em telões dentro do estádio um voto de silêncio aos participantes, com a campanha #savethesurprise ("salve a surpresa", em tradução livre). Embora houvesse algumas fotos vazadas, o pedido funcionou e a expectativa para as surpresas é grande. A organização da festa também lançou um vídeo de alguns segundos, no qual é possível ver enfermeiras e pacientes pulando freneticamente em camas e ciclistas agitando asas de borboletas.

O que se espera do espetáculo é uma mistura de rave, cinema e performances teatrais com cerca de 15 mil voluntários. Paul McCartney tocará sucessos dos Beatles, o ator Kenneth Branagh lerá Shakespeare e haverá ainda canções de britânicos que encantaram o mundo: Rolling Stones, The Who, David Bowie, Blur, Duran Duran, The Clash e Amy Winehouse.

Espera-se também a leitura do poema Jerusalém, de William Blake, e a presença de David Beckham, que mesmo fora dos Jogos - uma decisão do treinador da seleção britânica de futebol Stuart Pearce - continua sendo símbolo do esporte do país.

Além disso, 40 chefes de Estado devem assistir do estádio a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2012. A presidente do Brasil Dilma Rousseff estará junto com a Rainha da Espanha, Sofía, do presidente italiano, Giorgio Napolitano, e do presidente francês, François Hollande, entre outros.

Quem também estará presente será a chanceler alemã, Angela Merkel, a primeira dama americana, Michelle Obama, e o provável candidato de seu marido nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, o republicano Mitt Romney. Ele está acompanhando sua mulher, Ann Romney, que competirá na modalidade adestramento em hipismo.

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos,vídeos,, fotos participação do internautae repercussão no Facebook.Siga também a cobertura no Twitter e participe com a hashtag: #TerraLondres2012

Sob comando de Danny Boyle, cerimônia de abertura dos Jogos tem clima de segredo e surpresa
Sob comando de Danny Boyle, cerimônia de abertura dos Jogos tem clima de segredo e surpresa
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade