PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

De grafite a poesia, Brasil estende presença no Festival de Londres

26 abr 2012 - 13h38
(atualizado às 14h00)
Compartilhar
Cecília Bergamaschi
Direto de Londres

O Brasil irá marcar presença no Festival London 2012, que acontece simultaneamente com a Olimpíada e Paraolimpíada, entre junho e setembro. Em entrevista ao Terra, Ruth Mackenzie, diretora do festival, destacou que ela e outros organizadores do evento estão trabalhando em conjunto com Adriana Rattes, secretária de cultura do estado do Rio de Janeiro, e Emilio Kalil, secretário municipal de cultura do Rio de Janeiro.

» Veja quais são os brasileiros classificados para Londres

"Nós temos um programa de parceria maravilhoso com o Brasil, que inclui artistas brasileiros e britânicos trabalhando juntos", afirmou. Trinta músicos, artistas visuais, dramaturgos, coreógrafos, grafiteiros, cineastas, poetas, fotógrafos, DJs e atores brasileiros irão passar 30 dias em Londres colaborando com 30 artistas locais como parte de uma ocupação cultural do Rio em Londres chamada Rio Art Occupation London.

Todos irão residir no Battersea Arts Centre (BAC), em Londres. A iniciativa é do Comitê Organizador Local dos Jogos Olímpicos de Londres (Locog) em parceria com a Secretaria de Estado e Cultura do Rio de Janeiro. O Brasil também participa de uma mostra de cinema em Londres com longas e curtas do cinema contemporâneo feito no Rio de Janeiro.

No entanto, a presença brasileira não se limita à Inglaterra. Sambistas do Rio de Janeiro serão convidados para fazer parte de uma residência de até três semanas no Festival de Jazz e Blues de Edimburgo, na Escócia, para ministrar oficinas para grupos artísticos de toda a cidade.

Um dos eventos destacados hoje durante a coletiva de imprensa para a divulgação do programa do Festival London 2012, Peace One Day (POD) - organizado por Jeremy Gilley e pelo ator Jude Law ¿ também contará com uma atração brasileira ainda por ser anunciada. O concerto contará com artistas internacionais para celebrar a paz, tendo Elton John como mestre de cerimônias.

POD acontecerá em Londres no dia 21 de setembro, marcando o dia da Trégua Global. A Secretaria de Estado e Cultura do Rio de Janeiro já indicou que tem planos de promover o mesmo evento no Rio de Janeiro em 2013.

Além de brasileiros famosos como Gilberto Gil, os organizadores do Festival London 2012 confirmaram hoje a participação de figuras internacionais como Stephen Fry, Tim Minchin, Damon Albarn, Alan Ayckbourn, Daniel Barenboim, Cate Blanchett, Gustavo Dudamel, Tracey Emin, Handspring, Antony Hegarty, Damien Hirst, Zakir Hussain, Anish Kapoor, Mike Leigh, Baaba Maal, Wynton Marsalis, The Noisettes, Yoko Ono, Simon Rattle, Rihanna, Scissor Sisters, Wallace and Gromit, Dr Who, Julie Walters, Ai Wei Wei, Jay-ZDamon Albarn e Alan Ayckbourn.

Os participantes do festival irão ocupar não só galerias, museus e casas de espetáculos tradicionais, mas também espaços inusitados. Durante 12 semanas, o público poderá conferir, por exemplo, um grupo de comediantes em uma balsa, um quarteto de cordas em um helicóptero, acrobatas em catedrais, além de instalações poéticas em praias remotas da Grã-Bretanha.

Todos deverão se sentir parte do que está acontecendo, mesmo quando acompanhando as atrações pela televisão ou pelo rádio, observou Jeremy Hunt, secretário da cultura, Olimpíadas, mídia e esportes, na coletiva de imprensa desta quinta-feira, na Torre de Londres.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Atleta levanta 480 kg e dedica ouro olímpico à mulher:
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade