PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Jogos Olímpicos - 2012

Deficiente visual, sul-coreano quebra recorde mundial no tiro com arco

27 jul 2012 - 07h09
(atualizado às 11h46)
Compartilhar
Leandro Miranda
Direto de Londres

Campeão olímpico em Atenas 2004 e Pequim 2008 por equipes, o sul-coreano Dong Hyum Im fez história no primeiro dia de disputas do tiro com arco nos Jogos Olímpicos de Londres. Na manhã desta sexta-feira, dia da abertura oficial do evento no Reino Unido, o competidor, considerado - legalmente deficiente visual - pela Organização Mundial da Saúde (possui apenas 20/100 da visão no olho direito e 20/200 do esquerdo), somou 699 pontos na disputa, garantiu o primeiro posto e quebrou o recorde mundial.

» Veja e vote nas atletas que brigam para entrar na lista das mais belas

» Confira a programação de ao vivo do Terra

» Coloque as notícias sobre a Olimpíada no seu site

» Veja a agenda completa para os Jogos de Londres

Principal favorito ao ouro na modalidade, Dong Hyum Im, que subiu no lugar mais alto do pódio em Atenas 2004 e Pequim 2008, superou a própria marca com o desempenho desta sexta-feira. O sul-coreano, antes de garantir a liderança no qualificatório, havia alcançado a marca de 696, durante o Mundial disputado em maio deste ano. Na briga por medalha, Hyum Im terá pela frente Emanuele Guidi, 64º e último no ranqueamento com 589.

O brasileiro Daniel Xavier não conseguiu uma boa classificação na primeira rodada do tiro com arco, segundo esporte a iniciar suas atividades na Olimpíada de Londres. O competidor nacional terminou somente na 51ª posição, com 653 pontos somados. Com o posto conquistado, o atleta mineiro terá pela frente o confronto direto contra o polonês Rafal Dobrowolski, 14º no qualificatório com 672 pontos.

O representante brasileiro, que sonha com uma posição entre os 15 primeiros ao final dos Jogos, se profissionalizou somente no ano passado, quando o COB, em conjunto com a Confederação Brasileira de Tiro com Arco, criou uma Seleção permanente. Antes de conquistar a quinta colocação no Pan de Guadalajara no ano passado, Daniel dividia a paixão pelo esporte com a profissão de médico veterinário e o hobby de malabarista.

Mesmo com o pouco tempo dedicado somente ao esporte, os Jogos de Londres marcaram a segunda participação do arqueiro brasileiro em um evento deste porte. Há quatro anos, em Pequim, Daniel havia sido convocado como suplente. Já na Grã-Bretanha, o atleta foi o único representante do esporte, realizando um sonho que colhia desde quando assistia os filmes de Robin Hood na infância.

Coreia do Sul quebra recorde mundial e lidera por equipes

Embalada pela marca expressiva de Dong Hyum Im, a Coreia do Sul quebrou o recorde por equipes e garantiu a primeira colocação por equipes no qualificatório do tiro com arco. Com os 699 pontos do atual bicampeão olímpico, mais os 698 do segundo colocado Bubmim Kim, e os 690 de Jin Hyek Oh, a delegação terminou com 2087 pontos, 66 à frente da França, segunda colocada. A China ficou no terceiro posto com 2019, mesma marca obtida pelos Estados Unidos.

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos,vídeos,, fotos participação do internautae repercussão no Facebook.Siga também a cobertura no Twitter e participe com a hashtag: #TerraLondres2012

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade