PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Dirigente flagrado vendendo ingresso "por fora" é suspenso

23 mai 2012 - 09h02
(atualizado em 25/5/2012 às 12h36)
Compartilhar

Quase dois meses antes da cerimônia de abertura das Olimpíadas de Londres, o Secretário Geral do Comitê Olímpico Ucraniano(NOC), Volodymyr Gerashchenko, que foi flagrado pela rede BBC oferecendo ingressos para os Jogos Olímpicos pelo "mercado negro", foi suspenso. A informação foi dada pelo jornal alemão Bild nesta quarta-feira.

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Saiba como estão os ídolos da Seleção de prata de 1988

De acordo com as informações da BBC, Gerashchenko poderia vender até 100 ingressos dos Jogos extraoficialmente, e acabou descoberto por um repórter disfarçado. Na gravação, segundo diário inglês The Sun, o dirigente ucraniano teria dito que "seria melhor pagar (o ingresso) em dinheiro, se possível".

Mesmo tendo negado prontamente a denúncia, dizendo que "nunca planejou vender ingressos em Londres", Gerashchenko, que está no cargo do comitê ucraniano desde 1997, foi suspenso e pode responder pelos seus atos. A multa para quem for pego vendendo ingressos dos Jogos Olímpicos ilegalmente é de £20 mil (aproximadamente R$ 65,4 mil).

Segundo a BBC, o especialista em direito esportivo Jeremy Summers, que foi conselheiro legal nos Jogos de Sydney, em 2000, teria dito que após os escândalos dos anos 90 - acusações de suborno para ganhar o direito de sediar a Olimpíada de Inverno de 2002 em Salt Lake City -, o Comitê Olímpico Internacional (COI) passou a fazer vistas grossas para a corrupção, mas que neste caso "algo fede".

O Comitê Organizador dos Jogos de Londres e os oficiais da Polícia Metropolitana prometeram reprimir a venda não autorizada de ingressos para os Jogos, que deverá subir depois que os últimos bilhetes remanescentes sejam vendidos.

Um porta-voz de Londres 2012 teria pedido ao canal britânico total acesso às provas do crime que estariam "levando muito a sério estas alegações".

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Após o flagra, Volodymyr Gerashchenko foi suspenso
Após o flagra, Volodymyr Gerashchenko foi suspenso
Foto: Reuters
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade