PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Lutas Olímpicas

Do Pan menina à Olimpíada adulta; Mayra amadurece com 1ª medalha

2 ago 2012 - 12h45
(atualizado às 13h47)
Compartilhar

Uma adolescente de apenas 15 anos subiu empolgada no pódio dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Uma mulher de 20 anos subiu ainda mais empolgada no pódio dos Jogos Olímpicos de Londres. A transição de cinco anos significou o amadurecimento de Mayra Aguiar no judô: da alegria pela prata em casa, à derrota e recuperação para o bronze em Londres, confirmando a terceira medalha da modalidade na competição - no primeiro dia de disputas, Sarah Menezes triunfou na divisão dos ligeiros, enquanto Felipe Kitadai foi terceiro na categoria até 60 kg.

» Terra disponibiliza vídeos em 3D dos Jogos Olímpicos de Londres

» Saiba tudo sobre os medalhistas do Brasil em Londres

» Veja como foram as conquistas dos brasileiros

» Veja mapa e conheça tudo sobre o Parque Olímpico de Londres

» Confira a programação de ao vivo do Terra

» Veja a agenda e resultados dos Jogos de Londres

Em 2007, credenciada pelo bronze no Mundial Júnior, disputado na República Dominicana um ano antes, Mayra Aguiar surpreendeu. Dona de uma campanha segura nos Jogos Pan-Americanos, a gaúcha acabou superada somente no último minuto do combate final. Diante da americana Ronda Rousey, que atualmente trocou o tatame pelo octógono do MMA, a judoca brasileira pecou pela inexperiência e acabou derrotada por um ippon com um minuto para o fim do combate.

Ao invés da tristeza pela derrota apertada, diante do público brasileiro, Mayra deixou o tatame satisfeita com a prata. A atuação e o resultado final apresentou a judoca ao público brasileiro e aos adversários mundiais, que aos poucos conheceram uma menina extremamente eficiente e madura dentro das quatro linhas do tatame. O segundo lugar impulsionou a carreira meteórica dessa gaúcha de Porto Alegre e atleta da Sogipa.

A alegria demonstrada por Mayra na derrota para Rousey pode ser comparada ao sorriso demonstrado depois de garantir a medalha de prata, mesmo convivendo com circunstâncias que deveriam abater a brasileira: no Rio de Janeiro, o público; em Londres, a liderança no ranking mundial da IJF (Federação Internacional de Judô) e a invencibilidade no ano.

Entretanto, assim como há cinco anos, Mayra não se abateu com o inesperado resultado negativo. Favorita ao ouro na capital londrina, a brasileira viu o título escapar na derrota para a americana Kayla Harrison, justamente a responsável pelo último revés da atleta do Rio Grande do Sul antes da queda desta quinta-feira - na final do Grand Slam de Tóquio, em 11 de dezembro do ano passado, Harrison superou a adversária.

Travada pela rival para quem perdeu seis vezes em dez duelos, Mayra fechou o rosto logo após o término do cronômetro. Por todo o cenário criado e a posição privilegiada no ranking (o número 1), muitos lutadores se abateriam e sequer demonstrariam interesse no bronze. Mas, se o revés não abateu a gaúcha aos 15 anos de idade, não seria a um dia do 21º adversário que um resultado inesperado prejudicaria o foco da porto-alegrense.

Pouco mais de 30min após terminar o sonho do ouro, Mayra retornou ao tatame com expressão semelhante à das outras lutas em Londres. Focada e agressiva, a judoca venceu a holandesa Marhinde Verkek com pouco mais de um minuto de duelo. Tempo no qual mostrou todo o amadurecimento esperado nos últimos cinco anos. Da adolescência e medalha pan-americana à idade adulta e medalha olímpica.

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmite ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos,vídeos,fotos, e participação do internautae repercussão no Facebook.Siga também a cobertura no Twitter e participe com a hashtag: #TerraLondres2012

Amadurecida, Mayra "esqueceu" a frustração pelo ouro e triunfou na disputa pelo bronze
Amadurecida, Mayra "esqueceu" a frustração pelo ouro e triunfou na disputa pelo bronze
Foto: Bruno Santos / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade