PUBLICIDADE

Vôlei

Em jogo equilibrado, Alison/Emanuel falha diante de alemães e é prata

9 ago 2012 - 18h03
(atualizado às 23h05)
Compartilhar
Marina Novaes
Direto de Londres

Em duelo que colocou frente a frente as duas últimas duplas campeãs mundiais do vôlei de praia masculino, pela decisão da modalidade nos Jogos Olímpicos de Londres, realizada nesta quinta-feira no Horse Guards Parade, os brasileiros Emanuel e Alison foram derrotados pelos alemães Julius Brink e Jonas Reckermann por 2 sets a 1, com parciais de 23/21, 16/21 e 16/14. Com isso, os atletas do Brasil deixam a Olimpíada de 2011 somando mais uma condecoração ao País: a medalha de prata.

» Saiba tudo sobre os medalhistas do Brasil em Londres

» Veja como foram as conquistas dos brasileiros

» Veja mapa e conheça tudo sobre o Parque Olímpico de Londres

» Confira a programação de ao vivo do Terra

» Veja a agenda e resultados dos Jogos de Londres

Essa é a terceira medalha olímpica da carreira de Emanuel, que faturou o ouro na edição de 2004, em Atenas, ao lado de Ricardo, e ficou com a prata nos Jogos de Pequim em 2008, também ao lado de Ricardo, que em Londres sucumbiu nas quartas de final ao lado de Pedro Cunha. Já o Brasil fica com sua quinta medalha na modalidade, já que José Marco e Ricardo levaram a prata em 2000, enquanto Márcio e Fábio também foram vice-campeões há quatro anos.

O confronto decisivo desta quinta era extremamente aguardado em Londres porque confrontava as duas melhores duplas da modalidade do planeta. Enquanto Alison e Emanuel venceram o Mundial de Roma, em 2011, Julius Brink e Jonas Reckermann faturaram a competição em 2009, em torneio disputado em Stavanger, na Noruega - na ocasião, curiosamente Alison fez dupla com Harley e foi derrotado na decisão.

E, no "encontro dos campeões", o primeiro set foi extremamente disputado em Londres. Com as duas duplas demonstrando qualidade técnica semelhante, os brasileiros alternavam pontos ganhos e perdidos com os alemães, que também demonstravam frieza. Assim, em longas trocas de bola e definições após pontos árduos, Brink e Reckerman foram melhores no momento decisivo e fecharam em 23/21.

Mas a dupla brasileira renasceu no set seguinte e partiu para cima dos adversários. Com autoridade, Emanuel e Alison fizeram pontos atrás de pontos, abriram sete de vantagem e deram um show nas areias do Horse Guards Parade. Assim, fecharam em 21/16 e foram embalados rumo ao tie-break que definiria os medalhistas de ouro.

No tie-break, o equilíbrio seguiu ponto a ponto, mas os germânicos tiveram leve vantagem ao longo da parcial. Com erros dos brasileiros, os alemães conseguiram abrir quatro pontos de vantagem no placar, diferença que dificilmente seria tirada em um set de apenas 15 pontos. Assim, permaneceram com o controle emocional até a última bola, mesmo após os brasileiros salvarem quatro match points. Antes do fim, a arbitragem ainda computou um ponto polêmico a favor dos alemães, que fecharam em 16/14 e levaram o ouro.

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmite ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos,vídeos,, fotos participação do internautae repercussão no Facebook.Siga também a cobertura no Twitter e participe com a hashtag: #TerraLondres2012

Emanuel e Alison foram superados por alemães na disputa pelo ouro
Emanuel e Alison foram superados por alemães na disputa pelo ouro
Foto: Marcelo Pereira / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade