PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Em Londres, Brasil celebra melhor 1º dia de medalhas da história

28 jul 2012 - 22h48
(atualizado em 29/7/2012 às 00h30)
Compartilhar

O primeiro dia dos Jogos Olímpicos de 2012 foi digno de deixar o torcedor brasileiro bastante otimista pelas próximas semanas. Com três medalhas - uma de ouro, uma de prata e uma de bronze -, o País teve o melhor início da história em uma edição olímpica e já conquistou 20% das medalhas previstas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

» T. Pereira quebra "maldição", bate Phelps e é prata nos 400 m medley

» Sarah Menezes faz história, vence romena e conquista ouro

» Kitadai supera italiano no desempate, conquista bronze e chora

A medalha inaugural brasileira em Londres foi de Felipe Kitadai, na categoria ligeiro (até 60 kg) do judô. Ouro no Pan-Americano de Guadalajara, o judoca nacional venceu o italiano Elio Verde no desempate do terceiro lugar e garantiu um lugar no pódio da modalidade, além da sua primeira medalha em Jogos Olímpicos.

Pouco depois, Sarah Menezes entrou no tatame para realizar história: ao vencer a romena Alina Dumitru, tornou-se a primeira judoca feminina medalhista de ouro do Brasil. Considerando a luta final "a mais fácil" da competição, a judoca vibrou pela tática inspirada em Aurélio Miguel ter dado o resultado esperado.

O primeiro dia, entretanto, reservava mais uma surpresa, na natação, com Thiago Pereira, na prova dos 400 m medley. O nadador do Corinthians levou a prata ao chegar atrás apenas de Ryan Lochte, superando o americano multicampeão Michael Phelps, que ficou apenas em quarto. O segundo lugar veio mesmo com o brasileiro deixando bem claro, antes do início da disputa, que iria focar nos 200 m medley, prova que será disputada na próxima quarta-feira.

Com as conquistas, o sábado brasileiro tornou-se o primeiro dia mais vitorioso da história brasileira em Jogos Olímpicos. Antes, esta glória era de Atlanta 96, que teve uma medalha de prata de Gustavo Borges nos 200 m livre. Nas duas últimas Olimpíadas, o Brasil conseguiu as primeiras conquistas apenas no terceiro dia de disputas, em ambos os casos com o judô.

Além das medalhas, o Brasil também largou bem em outro esportes. O vôlei de praia de ambos os sexos - Juliana/Larissa, no feminino, e Ricardo/Pedro Cunha, no masculino - e o vôlei feminino, este passando sufoco da Turquia, conseguiram as primeiras vitórias na competição internacional.

Quem também contribuiu para deixar o dia mais brasileiro ainda em Londres foram as meninas do futebol, que conseguiram a segunda vitória na competição, contra a Nova Zelândia, no fim do jogo. Já o tênis masculino de duplas viu a dupla brasileira Marcelo Melo/Bruno Soares avançar sobre a americana Roddick/Isner.

Sábado brasileiro também teve decepções

Mesmo com o ótimo início, o Brasil não viveu só de vitórias no primeiro dia oficial de competições de Londres 2012. Entre as decepções, destaque para a queda de Diego Hypólito na eliminatória do sólo da ginástica artística, piorando o desempenho do brasileiro em relação aos Jogos de Pequim, quando chegou ao menos à final.

A natação também teve um grande revés no dia: esperança brasileira por medalhas em Londres, o nadador Felipe França, que detinha o segundo melhor tempo entre os nadadores dos 100 m peito, foi eliminado na semifinal da prova e ficou de fora da disputa pelo ouro nos Jogos Olímpicos. Na mesma disputa, Felipe Lima ficou em último e também não passou para a decisão.

Já o basquete feminino do Brasil fez um jogo parelho com a França, mas desandou no último quarto e sofreu a primeira derrota nos Jogos, por 73 a 58. A dupla do tênis Thomaz Bellucci/André Sá chegou a dar trabalho para os irmãos Bryan, dos Estados Unidos, mas também foi derrotada. No ciclismo de estrada, o único entre os três brasileiros participantes que chegou ao fim da prova foi Murilo Fischer, apenas em 32º.

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmite ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos,vídeos,, fotos participação do internautae repercussão no Facebook.Siga também a cobertura no Twitter e participe com a hashtag: #TerraLondres2012

Histórica, medalha de ouro de Sarah Menezes foi o auge do primeiro sábado brasileiro em Londres
Histórica, medalha de ouro de Sarah Menezes foi o auge do primeiro sábado brasileiro em Londres
Foto: Bruno Santos / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade