1 evento ao vivo

Empatada com 1ª colocada, Yane Marques briga por medalha no pentatlo

12 ago 2012
13h04
atualizado às 15h01

A brasileira Yane Marques vai confirmando seu bom desempenho no pentatlo moderno nos Jogos Olímpicos de Londres se mantendo na segunda colocação após três modalidades. Depois de estrear na capital britânica com a esgrima e de subir para a segunda colocação geral com a natação, foi a vez do hipismo, penúltima modalidade do pentatlo moderno, realizado no início da tarde deste domingo, no Greenwich Park.

» Veja as mais belas atletas, torcedoras e cheerleaders de Londres 2012
» Vote na maior decepção brasileira nos Jogos
» Escolha o esporte e assista aos vídeos da Olimpíada
» Saiba tudo sobre os medalhistas do Brasil
» Veja a agenda e resultados dos Jogos de Londres

Yane soma 3.268 pontos, mesmo número da primeira colocada, a lituana Laura Asadauskaite. Porém, nos critérios de desempate, a europeia leva vantagem. Em terceiro lugar vem a francesa Amelie Caze, somando 3.260 pontos.

A próxima e última modalidade do pentatlo moderno será realizada ainda neste domingo, às 14h (de Brasília), com o evento combinado. Nesse esporte, o pentatleta tem que acertar cinco disparos e depois percorrer 1.000 m. A sequência é repetida mais duas vezes, totalizando três séries de tiro, com 15 acertos, e 3.000 m de corrida.

Presente nos Jogos Olímpicos desde Estocolmo 1912, o pentatlo moderno passou por mudanças para Londres 2012. Esta é a primeira vez que o evento combinado de tiro e corrida é realizado. Aprovado no congresso anual da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) logo após Pequim 2008, a alteração começou a valer no dia 1º de janeiro de 2009. A partir daí, o tiro, que iniciava as disputas, passou a encerrar os eventos da modalidade juntamente com a corrida, que antes, separadamente, era a última prova nas competições. A esgrima abre as disputas, seguida da natação e do hipismo.

Outra novidade em Londres está na prova de tiro. No lugar da tradicional pistola de ar comprimido com chumbinho de munição, agora os atletas atiraram com uma pistola a laser. A luminosidade de acerto ou erro no alvo é acionada pela emissão de um feixe de luz. Sua adesão não foi apenas por questões de segurança, mas também para eliminar o impacto ambiental causado pelos projéteis de chumbo.

A tecnologia foi usada pela primeira vez nos Jogos Olímpicos da Juventude, em agosto de 2010, em Cingapura. A estreia no circuito internacional sênior ocorreu na primeira etapa da Copa do Mundo de 2011, nos Estados Unidos. Desde então, se tornou o aparato oficial.

Yane Marques representa o Brasil no pentatlo moderno
Yane Marques representa o Brasil no pentatlo moderno
Foto: AP
Fonte: Terra

compartilhe

publicidade
publicidade