PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Espanhola culpa crise econômica por fracasso do país em Londres

10 ago 2012 - 06h39
(atualizado às 08h29)
Compartilhar

Atolada em dívidas e com a taxa de desemprego atingindo níveis recordes, a Espanha faz uma campanha modesta na Olimpíada de Londres. A três dias do fim dos Jogos, o país europeu conquistou 11 medalhas no total, duas delas de ouro, ocupando a 22ª posição do quadro de medalhas. Já nos Jogos de Pequim 2008, quando a crise econômica internacional ainda não assombrava desse modo os espanhóis, foram cinco medalhas de ouro, 18 no total e a 14ª colocação como resultado.

» Veja as mais belas atletas, torcedoras e cheerleaders de Londres 2012

» Vote na maior decepção brasileira nos Jogos de Londres

» Escolha o esporte e assista aos vídeos da Olimpíada de Londres

» Saiba tudo sobre os medalhistas do Brasil em Londres

» Confira a programação de ao vivo do Terra

» Veja a agenda e resultados dos Jogos de Londres

Campeã europeia na fossa olímpica individual em Belgrado, a espanhola Fátima Gálvez foi uma das decepções da Espanha em Londres. Após fechar a competição no quinto lugar, ela culpou os problemas econômicos pela performance abaixo das expectativas do país. As informações são do jornal americano The New York Times.

Sem papas na língua, Fátima foi enfática. Metaforicamente disse que na Espanha todos foram obrigados a apertar o "cinto", inclusive as pessoas que comandam o esporte do país. O resultado não poderia ser diferente: menos medalhas.

Falando sobre o fracasso da Espanha na Olimpíada, o jornal The New York Times também citou o "desastre do futebol". Inacreditavelmente a seleção detentora das duas últimas Eurocopas e da Copa de 2010 foi freada por Japão e Honduras e deixou os Jogos Olímpicos de Londres sem nem sequer marcar um gol.

O melhor desempenho da Espanha na história da Olimpíada foi obtido em casa, em Barcelona 1992, quando faturou 22 medalhas, sendo 13 de ouro, sete de prata e duas de bronze. Desde então, o país conquistou 17 medalhas em Atlanta 1996 (cinco ouros), 11 em Sydney 2000 (três ouros) e 19 em Atenas 2004 (três ouros).

Fátima Gálvez ficou com a 5ª posição na fossa olímpica
Fátima Gálvez ficou com a 5ª posição na fossa olímpica
Foto: Reuters
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade