0

Espanhola culpa crise econômica por fracasso do país em Londres

10 ago 2012
06h39
atualizado às 08h29

Atolada em dívidas e com a taxa de desemprego atingindo níveis recordes, a Espanha faz uma campanha modesta na Olimpíada de Londres. A três dias do fim dos Jogos, o país europeu conquistou 11 medalhas no total, duas delas de ouro, ocupando a 22ª posição do quadro de medalhas. Já nos Jogos de Pequim 2008, quando a crise econômica internacional ainda não assombrava desse modo os espanhóis, foram cinco medalhas de ouro, 18 no total e a 14ª colocação como resultado.

» Veja as mais belas atletas, torcedoras e cheerleaders de Londres 2012
» Vote na maior decepção brasileira nos Jogos de Londres
» Escolha o esporte e assista aos vídeos da Olimpíada de Londres
» Saiba tudo sobre os medalhistas do Brasil em Londres
» Confira a programação de ao vivo do Terra
» Veja a agenda e resultados dos Jogos de Londres

Campeã europeia na fossa olímpica individual em Belgrado, a espanhola Fátima Gálvez foi uma das decepções da Espanha em Londres. Após fechar a competição no quinto lugar, ela culpou os problemas econômicos pela performance abaixo das expectativas do país. As informações são do jornal americano The New York Times .

Sem papas na língua, Fátima foi enfática. Metaforicamente disse que na Espanha todos foram obrigados a apertar o "cinto", inclusive as pessoas que comandam o esporte do país. O resultado não poderia ser diferente: menos medalhas.

Falando sobre o fracasso da Espanha na Olimpíada, o jornal The New York Times também citou o "desastre do futebol". Inacreditavelmente a seleção detentora das duas últimas Eurocopas e da Copa de 2010 foi freada por Japão e Honduras e deixou os Jogos Olímpicos de Londres sem nem sequer marcar um gol.

O melhor desempenho da Espanha na história da Olimpíada foi obtido em casa, em Barcelona 1992, quando faturou 22 medalhas, sendo 13 de ouro, sete de prata e duas de bronze. Desde então, o país conquistou 17 medalhas em Atlanta 1996 (cinco ouros), 11 em Sydney 2000 (três ouros) e 19 em Atenas 2004 (três ouros).

Fátima Gálvez ficou com a 5ª posição na fossa olímpica
Fátima Gálvez ficou com a 5ª posição na fossa olímpica
Foto: Reuters
Fonte: Terra

compartilhe

publicidade
publicidade