PUBLICIDADE

Lutas Olímpicas

Fã de Senna, Kitadai dorme pouco e mira evolução para 2016

29 jul 2012 - 10h36
(atualizado às 11h14)
Compartilhar
Edison Filho
Emanuel Colombari
Direto de Londres

O judoca Felipe Kitadai, da categoria ligeiro (até 60 kg), não escondeu a emoção um dia depois de ter conquistado a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres. Ao lado da piauiense Sarah Menezes, ouro na categoria até 48 kg, Kitadai afirmou, neste domingo, ter dormido pouco após subir ao pódio e lembrou a inspiração entre atletas, citando judocas e o tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna.

» Veja fotos da conquista de Felipe Kitadai

» Veja o quadro de medalhas de Londres 2012

» Confira a programação de ao vivo do Terra

» Coloque as notícias sobre a Olimpíada no seu site

» Veja a agenda completa para os Jogos de Londres

"Essa noite foi dura. Dormi uma hora, mas foi bem forçado, porque eu estava exausto. Estava até com medo de dormir mesmo, de acordar e dizerem que tinha sido um sonho. Foi muito batalhado", disse Kitadai, esperando festa no retorno ao Brasil. "Ainda não pensei nisso, mas espero que seja condizente com o nosso esforço", completou.

No caminho para o pódio, o aniversariante do sábado - completou 23 anos no dia da medalha - derrotou o mongol Tumurkhuleg Davaador e o saudita Eisa Majrash, mas perdeu para o favorito Rishod Sobirov, do Uzbequistão, nas quartas de final. Na repescagem, venceu o sul-coreano Gwang-Hyeon Choi, conquistando o bronze ao derrotar o italiano Elio Verde no Golden Score. E mesmo sem o ouro, encarou com humor até mesmo a derrota.

"Minha estratégia era ganhar todas as lutas, mas não foi possível. Perdemos a terceira luta para o líder do ranking¿, brincou, destacando mais tarde o esgotamento nos combates. ¿Eu não faço ideia de quantas pessoas estavam acompanhado a gente. Eu imagino pela força que eu senti durante a luta. Não tinha muito mais para dar. Foi na força de vontade."

Ao ser perguntado das referências que tem no esporte, Felipe Kitadai se lembrou de muitos colegas de tatame e que também conquistaram medalhas importantes, como o campeão mundial João Derly e o vice-campeão olímpico (2000) Tiago Camilo. No entanto, deixou a modalidade de lado ao citar Ayrton Senna, ex-piloto de Fórmula 1 morto em 1994 e campeão mundial em três temporadas (1988, 1989 e 1991).

"Referências, eu tenho duas. Busco o melhor dentro das pessoas e tento captar o melhor, puxar para mim. Dentro do esporte, do judô, tenho uma série de pessoas que posso citar: meu técnico, Alexandre Garcia, meu amigo de Porto Alegre, João Derly, que me ajudou muito nessa caminhada, Leandro Guilheiro, Tiago Camilo... Fora do judô, uma pessoa que eu sempre procurei ver vídeo é o Ayrton Senna, uma referencia por ser brasileiro", disse.

Com o pódio assegurado no primeiro dia de Olimpíada, Felipe Kitadai agora faz planos ¿ e o principal deles é melhorar o resultado em 2016, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

"O que eu tenho que melhorar? Ainda não sei, mas tem muita coisa pra amadurecer. Fiz 23 anos ontem (sábado). Com 27 anos, tem muita coisa que a gente pode acrescentar", disse. "Para muita gente, a Olimpíada é o ponto final. Para mim, acho que tá sendo o ponto inicial."

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta comtextos,vídeos,, fotos participação do internautae repercussão no Facebook.Siga também a cobertura no Twitter e participe com a hashtag: #TerraLondres2012

Kitadai conquistou a primeira medalha do Brasil na Olimpíada de Londres
Kitadai conquistou a primeira medalha do Brasil na Olimpíada de Londres
Foto: Edson Lopes Jr. / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade