PUBLICIDADE

Lutas

Febre do MMA prejudica boxe do Brasil, diz campeão mundial

30 jul 2012 - 07h47
(atualizado às 10h34)
Compartilhar

O Brasil é o país com o maior número de campeões mundiais e possivelmente de praticantes de MMA (sigla em inglês para artes marciais mistas) no mundo. Enquanto isso, o boxe nacional vive um jejum desde 1968 em busca de um pódio em Olimpíada.

» Saiba tudo sobre os medalhistas do Brasil em Londres

» Veja como foram as conquistas dos brasileiros

» Veja mapa e conheça tudo sobre o Parque Olímpico de Londres

» Confira a programação de ao vivo do Terra

» Veja a agenda e resultados dos Jogos de Londres

O pugilista Everton Lopes, atual campeão mundial dos meio-médio ligeiros (até 64 kg) e grande aposta do Brasil para conquistar uma medalha nos Jogos de Londres, vive com recursos de um programa do governo federal e fez sua preparação para a Olimpíada sem qualquer patrocínio pessoal.

Anderson Silva, um dos maiores lutadores de MMA da atualidade e campeão do peso-médio do UFC, é garoto-propaganda de marcas como Nike, Burger King e Philips e vive com sua família dividido entre duas mansões, uma no Rio de Janeiro e outra na Califórnia.

As diferenças entre dois atletas de ponta de suas categorias reflete exatamente os mundos opostos vividos pelas modalidades.

"Hoje em dia o MMA no Brasil tomou a posse do boxe através do público, através do financeiro, através até da personalidade do atleta. Dá mais ânimo você olhar um cara do MMA fazendo aquele esporte do que você olhar para o boxe", disse Everton em Londres, onde espera conquistar uma medalha para finalmente obter patrocínio e comprar uma casa para a mãe.

"Com certeza faz bastante falta uma exposição maior do boxe. Me alegra quando eu chego na minha cidade e alguém me reconhece diz que é meu fã, isso que me dá motivação para continuar", afirmou o baiano, 23 anos, nascido em Salvador e atualmente morador de São Paulo.

"Poderia ter mais atleta lutando boxe no Brasil, mas o MMA tira muita gente do boxe", acrescentou.

Everton, que já teve que trabalhar como lavador de carros e empacotador de supermercado para custear os treinos, conquistou o inédito título de campeão mundial para o Brasil no ano passado, em Baku, no Azerbaijão.

A vitória o credenciou como um dos favoritos à medalha de ouro na Olimpíada de Londres. Desde o bronze conquistado por Servílio de Oliveira no Jogos da Cidade do México, em 1968, o Brasil nunca mais voltou ao pódio no boxe em uma Olimpíada.

Dois dos três pugilistas do Brasil que já estrearam em Londres foram derrotados logo na primeira luta - Robson Conceição e Mike Carvalho. Os brasileiros reclamaram de um favorecimento dos árbitros ao lutador da casa Josh Taylor no combate contra Conceição.

Segundo Everton, o Brasil costuma sofrer no ringue por ser um país sem tradição no esporte, mas os pugilistas do País têm buscado formas de mudar essa situação.

"A Europa tem tradição no boxe, e como na América são poucos que têm tradição, só Estados Unidos e Cuba, eles (juízes) olham diferente para a gente", disse Everton, após assistir com os outros pugilistas do Brasil às derrotas de Conceição e Carvalho, na noite de domingo.

"Mas a gente está mudando, buscando nossa movimentação, nossa velocidade, para que o juiz veja que não são só esses países e que a gente também tem potencial e condições de chegar à Olimpíada e buscar a medalha".

Everton vai estrear nos Jogos no dia 4 de agosto, contra um adversário ainda a ser definido. Como atual campeão do mundo, ele entra na disputa direto na fase de oitavas de final.

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmite ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta comtextos,vídeos,fotos, e participação do internautae repercussão no Facebook.Siga também a cobertura no Twitter e participe com a hashtag: #TerraLondres2012

Everton Lopes lamenta: "hoje em dia o MMA no Brasil tomou a posse do boxe"
Everton Lopes lamenta: "hoje em dia o MMA no Brasil tomou a posse do boxe"
Foto: Ivan Pacheco / Terra
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade