PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Festival London 2012 terá Gilberto Gil, Jay-Z e Rihanna

26 abr 2012 - 08h43
Compartilhar
Cecília Bergamaschi
Direto de Londres

O programa completo do Festival de London 2012 - uma série de eventos culturais realizados em paralelo às Olimpíadas e Paraolimpíadas - foi lançado na manhã desta quinta-feira, na Torre de Londres. Dentre as atrações musicais, o brasileiro Gilberto Gil teve a presença confirmada, assim como o rapper Jay-Z e a cantora Rihanna.

» Ronaldinho? Júlio César? Escolha quem você levaria para a Olimpíada

» Veja quais são os brasileiros classificados para Londres

"O Festival London 2012 será a maior celebração cultural de nossas vidas. Ele contará com novidades dos melhores músicos, humoristas, artistas, cineastas e mais. Haverá eventos de arte em locais inusitados por todo o Reino Unido, que mostrarão o melhor da cultura internacional justamente quando os olhos do mundo estarão voltados para nós", disse Ruth Mackenzie, diretora do festival que inclui mais de mil performances e eventos e que acontecerá de 21 de junho a 9 de setembro, último dia dos Jogos Paraolímpicos. Também são promovidas atrações para marcar a contagem regressiva para os jogos.

O Festival London 2012 é o ponto culminante da Olimpíada Cultural, que desde 2008 vem incentivando a arte e a cultura no Reino Unido, especialmente entre jovens. A iniciativa, que já envolveu cerca de 16 milhões de pessoas, abrange desde projetos locais até grandes performances incluindo nomes famosos no mundo todo como Cate Blanchett, Damon Albarn, David Guetta, além de Jay-Z e Rihanna.

"Mais de 18 milhões de pessoas já participaram ou assistiram às 9 mil performances e mais de 8 mil workshops, como parte do programa Olimpíada Cultural. E o Festival London 2012 será aproveitado por mais milhões neste verão (do hemisfério norte)", afirmou Tony Hall, presidente do conselho da Olimpíada Cultural.

O festival reúne atrações de dança, música, teatro, moda, culinária, arte e filme. Elas são realizadas em vários pontos do Reino Unido, sendo que muitas são de graça.

Embora o Festival London 2012 esteja sendo anunciado como o maior que o Reino Unido já viu, muitos criticam o fato dele coincidir com os Jogos Olímpicos. Além disso, ainda questiona-se o engajamento da população local com relação à Olimpíada. Apesar disso, os organizadores do festival mostram-se confiantes quanto à popularidade das atrações.

Entre os maiores eventos do festival estão as encenações das peças de Shakespeare em 37 línguas, que começaram a ser apresentadas no sábado (21/04). Durante seis semanas, 37 companhias passarão pelo Globe Theatre, um teatro com palco ao ar livre às margens do rio Tâmisa, em Londres. O Brasil vai participar com o Grupo Galpão, de Belo Horizonte, que apresenta Romeu e Julieta em português.

Outros destaques incluem a exposição do artista britânico David Hockney, na Royal Academy of Arts, e a adaptação da peça surrealista alemã Gross und Klein com a atriz Cate Blanchett e a Companhia de Teatro de Sydney no Centro Barbican, ambas em Londres.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Atleta levanta 480 kg e dedica ouro olímpico à mulher:
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade