PUBLICIDADE

Lutas

Fidel e Raúl Castro acompanham enterro de Stevenson em Cuba

12 jun 2012 - 17h40
(atualizado em 14/6/2012 às 15h23)
Compartilhar

A morte de Teófilo Stevenson, maior boxeador da história de Cuba, foi sentida pelos milhares de admiradores do pugilista, entre eles Fidel e Raúl Castro, que nesta terça-feira acompanharam seu caixão cercado de coroas de flores.

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Saiba todos os detalhes dos atletas brasileiros que estarão em Londres

Stevenson, tricampeão olímpico e mundial amador, faleceu na última segunda-feira aos 60 anos em Havana, vítima de uma "cardiopatia isquêmica", de acordo com o relatório oficial, contrariando a imagem de força que sempre o caracterizou.

"Sua morte deixa um vazio incalculável no esporte revolucionário cubano, no qual foi um exemplo de patriotismo, dignidade e apego ao seu povo", disse um comunicado oficial das entidades esportivas do país.

Considerado o melhor boxeador amador da história, Stevenson permaneceu no topo durante praticamente duas décadas. Conquistou o ouro olímpico em Munique 1972, Montreal 1976 e Moscou 1980, e poderia até ter buscado o tetra em Los Angeles 1984 se Cuba não tivesse boicotado o evento por razões políticas.

Stevenson encerrou sua carreira após ter conquistado seu terceiro título mundial de boxe amador em Reno 1986, repetindo o feito de Havana 1974 e Belgrado 1978.

Sua morte pegou os cubanos de surpresa, apesar do ex-pugilista ter sofrido há cinco meses um problema vascular que o manteve por alguns dias na Unidade de Tratamento Intensivo de um hospital.

"Era uma pessoa excepcional. O boxe mundial perde um dos seus maiores expoentes", lamentou Alcides Sagarra, um dos maiores técnicos da história da escola cubana de boxe.

Alto e esbelto apesar de ser um peso pesado, Stevenson teve como maior frustração o fato de nunca poder ter enfrentado outra lenda do boxe mundial, o americano Muhammad Ali.

Os potenciais rivais acabaram se tornando amigos e Stevenson visitou Ali nos Estados Unidos, antes de recebê-lo em Havana em 1996 e 1998, em missão humanitária, quando o americano já sofria com o mal de Parkinson.

Em 1972, recusou uma oferta de um milhão de dólares para deixar a ilha e se tornar profissional nos Estados Unidos. "Para gerações de atletas cubanos, Stevenson é e sempre será um símbolo, um exemplo de modéstia e sensibilidade. É uma figura insubstituível e sua perda é uma dor muito profunda para o povo cubano", declarou o bicampeão mundial dos 800 m, Ana Fidelia Quirot, a uma rádio local.

"Pirolo" para seus amigos, o "gigante das Delícias" (em referência ao açúcar cubano) para os comentaristas esportivos, Stevenson fez sua primeira luta aos 14 anos e a última aos 34, com um impressionante retrospecto de 301 vitórias e apenas 20 derrotas, duas delas para seu principal adversário, o russo Igor Visotski, que nunca conseguiu derrotar.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Teófilo Stevenson levou três medalhas de ouro em Jogos Olímpicos
Teófilo Stevenson levou três medalhas de ouro em Jogos Olímpicos
Foto: AFP
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade