PUBLICIDADE

Fracasso das africanas abre discussão no futebol feminino

2 ago 2012 - 21h04
(atualizado às 21h05)
Compartilhar

A fraca atuação das seleções femininas africanas nos Jogos Olímpicos de Londres ligou o sinal de alerta no continente. Camarões saiu com três derrotas, 11 gols sofridos e apenas um feito. Enquanto a África do Sul fez pelo menos um ponto. Para Lydia Nsekera, que faz parte do COI e é presidente da Federação de Futebol do Burundi, a falta de investimento é notória.

» Veja os grupos e a classificação do futebol masculino

» Veja os grupos e a classificação do futebol feminino

» Escolha a atleta mais bela dos Jogos Olímpicos de Londres 2012

» Saiba todos os detalhes dos atletas brasileiros que estarão em Londres

"É claro que sem ligas competitivas pelo continente, não vamos ter seleções capazes de ir bem na Olimpíada. Elas não têm o nível de competição que os Jogos exigem. E dificilmente fazem bons amistosos, contra boas seleções", disse, para depois lembrar que não há dinheiro para a modalidade.

"Isso sem falar no baixo ou nenhum investimento financeiro para o futebol feminino, ainda mais se comparar com o masculino. Eu estou confiante de que, com esse investimento, as mulheres podem chegar no nível dos homens.

A jogadora Kylie Louw, que atua no meio-campo da seleção da África do Sul, comentou sobre a situação de seu país.

"Não temos uma competição regular. A maioria das jogadoras estudam ou têm outras profissões. Não nos concentramos para as partidas, como nossas colegas na Europa. Mas só de atuar contra as melhores do mundo, já é um privilégio", garantiu.

Contra o Brasil, Camarões levou de 5 a 0. "Seleções africanas não podem competir com as equipes principais do mundo se as jogadores não estão expostas a uma consistência, em jogos de alto nível.

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, também entrou no assunto. Ele achou estranho o fracasso das duas seleções nos Jogos Olímpicos. "Existem ligas profissionais no norte do continente e pode ter em outros lugares. Organização doméstica é a chave para uma melhor performance internacional.

A principal potência da África na modalidade é a Nigéria, ausente nos Jogos Olímpicos. Em nove torneios continentais disputados, a equipe venceu oito vezes. A Guiné Equatorial levou a outra, em 2008, e tem a chance de conquistar seu segundo título em casa, já que sedia a competição este ano.

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmite ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta comtextos,vídeos,fotos, e participação do internautae repercussão no Facebook.Siga também a cobertura no Twitter e participe com a hashtag: #TerraLondres2012

Na estreia, Camarões foi goleado pelo Brasil por 5 a 0
Na estreia, Camarões foi goleado pelo Brasil por 5 a 0
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Fonte: Lancepress!
Compartilhar
Publicidade