PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Freire chega a Londres com sensação de "dever cumprido" e projeta 2016

14 jul 2012 - 12h57
(atualizado em 15/7/2012 às 14h15)
Compartilhar
Cirilo Junior
Marina Novaes
Direto de Londres

O superintendente executivo do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Marcus Vinícius Freire, desembarcou no início da tarde deste sábado em Londres para acompanhar a chegada dos atletas e acertar os últimos detalhes da participação dos brasileiros na Olimpíadas de 2012. Para o executivo, comitê chega à sede olímpica já com a sensação de "dever cumprido", por considerar que a equipe brasileira teve sua melhor preparação da história. Ele ressaltou, no entanto, que o trabalho está apenas começando.

» Saiba como assistir à Olimpíada no Terra

» Coloque as notícias sobre a Olimpíada no seu site

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Saiba todos os detalhes dos atletas brasileiros que estarão em Londres

"Essa é a retíssima final, os 100 metros rasos. Estamos há quatro anos preparando essa missão, é a melhor preparação da história. Estamos agora nos detalhes, acabando a montagem no Crystal Palace e na Vila (Olímpica), colocando o nome de cada atleta na porta do quarto. Vim no avião pensando nisso: é a sensação do dever cumprido. Nos últimos quatro anos o Brasil deu um salto de qualidade. Foi a melhor preparação, com a cereja do bolo, que é o Crystal Palace, pela primeira vez um quartel general na cidade olímpica", disse Freire.

Para esse ano, a expectativa do Brasil é levar pelo menos 15 medalhas, mantendo a média conquistada em 2008. Mas segundo Freire, a meta do COB para os Jogos Olímpicos do Rio em 2016 é dobrar esse número. Para tanto, o órgão enviou dezenas de "observadores", que irão avaliar as experiências bem sucedidas do comitê inglês, e mais 16 jovens atletas, que não foram selecionados em 2012, mas que têm chances de integrar a equpe brasileira na primeira Olimpíada sediada na América do Sul.

"Nosso objetivo para os Jogos do Rio de Janeiro é ambicioso, mas é pé no chão. Queremos dobrar o número de medalhas de Pequim, algo em torno de 30 medalhas, chegando ao Top 10. Mas é um trabalho difícil, o Brasil tem um bom histórico em 8 ou 9 modalidades, sempre ganhamos nos mesmos esportes, como judô e vôlei. Nossa ideia é que essas que já ganham conquistem mais medalhas, e outras modalidades que não costumam ganhar passem a obter medalhas", explicou.

Questionado se a proximidade das Olimpíadas de Londres aumenta a pressão sobre o Brasil para organizar os próximos jogos, Freire, que participa de sua 10ª Olimpíada (ele é ex-atleta da seleção de Vôlei), brincou que a pressão começou muito antes, em 2008.

"Já estou nessa pressão desde que acabou Pequim. Já estive aqui sete vezes, minha equipe já veio dez vezes. Dá aquela sensação, parece que estou voltando a jogar. Minha primeira Olimpíada foi jogando em 84, estou indo para a Olimpíada número 10. Cada uma tem uma responsabilidade diferente. Essa é a primeira como executivo do COB. Assumi em 2009, e tenho responsabilidade de como tocar essa empresa. E o resultado dela não é lucro de dinheiro, é quantidade de atletas classificados e os melhores resultados possíveis", concluiu.

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, de 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade