0

Galeses são "liberados" para defender Grã-Bretanha nos Jogos

5 jul 2012
14h51

Após a Associação de Futebol do País de Gales (FAW, em inglês) se opor a uma equipe unificada da Grã-Bretanha para os Jogos Olímpicos de Londres, a entidade anunciou que não punirá os jogadores galeses convocados para a seleção de futebol britânica, segundo informou a BBC.

» Saiba como estão os ídolos da Seleção de bronze de 1996
» Escolha a atleta mais bela dos Jogos Olímpicos de Londres 2012

Ao aceitarem defender a Grã-Bretanha na Olimpíada, os galeses Ryan Giggs, Aaron Ramsey, Craig Bellamy, Joe Allen e Neil Taylor desafiaram a FWA, que é contra o Team GB (Time Grã-Bretanha) por temer que a "unificação olímpica" seja uma ameaça à independência do País de Gales.

Mas, em depoimento recente, o chefe-executivo da FWA, Jonathan Ford, disse que a entidade sempre deixou muito claro que não puniria nenhum jogador por defender a Grã-Bretanha. O dirigente afirmou ainda que a decisão sempre coube aos jogadores, que, segundo Ford, sabiam o que estavam fazendo.

Apesar do pronunciamento, os jogadores galeses podem sofrer outro tipo de sanção, já que, se não cumprirem alguma suspensão por cartão vermelho durante o torneio olímpico, a penalização será levada para os próximos jogos competitivos da seleção do País de Gales, que, no caso, são pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014.

A preparação da seleção galesa para as Eliminatórias começa com um amistoso contra a Bósnia-Herzegovina no dia 15 de agosto, quatro dias depois da final do torneio olímpico de futebol, que acontece no Estádio de Wembley, em Londres.

Ford afirmou que desejou boa sorte aos galeses que representarão o futebol britânico na Olimpíada, mas ressaltou que espera que eles voltem em plena forma para disputar as Eliminatórias. A primeira partida do País de Gales no torneio classificatório é contra a Belgica, em Cardiff, no dia 7 de setembro. Quatro dias depois, enfrentam a Sérvia, desta vez fora de casa.

Esta será a primeira vez desde os Jogos Olímpicos de Roma, em 1960, que o torneio de futebol terá a presença de uma seleção da Grã-Bretanha. Apesar da unificação, Escócia e Irlanda do Norte não tiveram jogadores convocados, restando apenas ingleses e galeses.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Confira os grupos do torneio masculino abaixo:


Ryan Giggs é um dos cinco galeses convocados para a seleção britânica de futebol que disputará os Jogos
Ryan Giggs é um dos cinco galeses convocados para a seleção britânica de futebol que disputará os Jogos
Foto: Getty Images
Fonte: Terra

compartilhe

publicidade