PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Guarda-chuva é acessório essencial em Londres às vésperas dos Jogos

13 jul 2012 - 13h23
Compartilhar
Emanuel Colombari
Direto de Londres

É uma missão das mais complicadas para os turistas passar o dia todo com a mesma roupa em Londres, especialmente no verão europeu. Nos dias que antecedem a Olimpíada de 2012, apenas os londrinos de fato parecem não se incomodar com as mudanças repentinas e repetitivas do tempo. Em poucas horas, diariamente, a capital inglesa registra sol forte, chuva, sol, tempo nublado e vento.

» Saiba como assistir à Olimpíada no Terra

» Coloque as notícias sobre a Olimpíada no seu site

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Saiba todos os detalhes dos atletas brasileiros que estarão em Londres

Se você perguntar a um inglês qual o segredo para não ser pego de surpresa pelo mau tempo diário, a resposta será breve: um guarda-chuva. De fato, o acessório é um item quase obrigatório para quem visita a cidade-sede dos próximos Jogos Olímpicos. Mas não é apenas ele que salva as pessoas que caminham por Londres durante algumas horas - e a peça nem sequer é unanimidade entre os britânicos.

"Sou irlandesa, e nós nunca estamos muito preparados para a chuva. Aqui em Londres, todos levam sempre um guarda-chuva", conta a pedestre, que se apresentou apenas como Sinead, enquanto atravessava a rua a poucos metros da James Smith & Sons, tradicional loja de guarda-chuvas e acessórios na New Oxford Street que funciona desde 1830.

Uma questão que chama a atenção nos londrinos neste quesito é o jeito como se vestem. É bastante comum ver garotas de shorts curtos e meia-calça, vestindo um blusão de frio dos mais pesados. Frio? Calor? Chuva fina? Elas estão prontas para tudo isso. Entre os homens, calça jeans e camiseta é quase item obrigatório, mas um grosso colete de lona ou um fino moletom com capuz também ganham importância quando as primeiras gotas caem do céu. Botas, galochas, casacos e capas também parecem acompanhar os londrinos por todo o verão.

De qualquer forma, vender guarda-chuvas em Londres parece um bom negócio. "Vende bem também no inverno", conta um negociante na esquina da New Oxford Street com a Tottenham Court Lane. "Agora venderá bem. Na próxima semana, vai parar de chover, e ficará assim até setembro", completou o vendedor, distante de esboçar simpatia, sem apresentar seu nome.

Olhar a previsão do tempo é uma espécie de passatempo britânico, e ganha destaque razoável na imprensa local - além de ser divulgada pela televisão, é presença garantida nos jornais que são distribuídos na capital inglesa duas vezes ao dia. Mesmo assim, quem é pego de surpresa tem sempre uma alternativa: é comum ver londrinos que esperam o fim da chuva sob uma marquise ou na saída do metrô, ao invés de abrirem seus guarda-chuvas.

"Sempre levo um guarda-chuva na mochila. Se não tem, fico esperando", resume o brasileiro Urias Godoy, de São Paulo, morando há poucas semanas em Londres.

A Inglaterra vive um verão atípico até mesmo para seus padrões. Muitos jornais locais já arriscam dizer que pode ser o verão mais encharcado da história. O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos, que iniciará em 16 dias, ligou o sinal de alerta e estuda medidas emergenciais para o impacto do tempo chuvoso.

Entre as sedes de provas, preocupam especialmente locais como Eton Dorney Lake (que receberá competições de remo), além dos circuitos de ciclismo BMX e de estrada. Hóquei sobre grama e vôlei de praia, que serão realizados em arenas descobertas, podem até mesmo serem reprogramados, esperando dias mais secos para as competições.

Para quem viaja do Brasil a Londres até o começo da próxima semana, a previsão do tempo não ajuda muito na escolha das roupas que vão à mala: nuvens todos os dias, com sol entre sexta-feira e segunda e previsão de chuva entre quinta-feira e sábado. Segundo o Met Office, escritório do governo britânico especializado em clima, a precipitação pluviométrica em julho de 2011 foi de 43,1 mm, dentro da média dos registros (entre 40 mm e 60 mm) da agência entre 1971 e 2000 - embora a imprensa britânica se alarme diante das chuvas de 2012 e aponte o verão atual como o mais chuvoso das últimas décadas.

Certeza do tempo em Londres? Esteja pronto para tudo.

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, de 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Temperatura e clima em Londres costuma alternar bastante durante o verão
Temperatura e clima em Londres costuma alternar bastante durante o verão
Foto: Edson Lopes Jr. / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade