atualizado às 08h33

Hondurenhos criticam juiz após derrota para Brasil: "muito mal"

Leandro Damião marcou dois gols e ajudou o Brasil a eliminar Honduras Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Leandro Damião marcou dois gols e ajudou o Brasil a eliminar Honduras
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
 

A vitória do Brasil sobre Honduras nas quartas de final do torneio masculino de futebol dos Jogos Olímpicos de Londres repercutiu negativamente no país caribenho, principalmente pela atuação do árbitro alemão Felix Brych. De acordo com o site do jornal hondurenho Diez, o juiz se mostrou um "tarjetero" (uma referência ao suposto exagero do árbitro na distribuição de cartões).

» Escolha o esporte e assista aos vídeos da Olimpíada de Londres
» Saiba tudo sobre os medalhistas do Brasil em Londres
» Veja como foram as conquistas dos brasileiros
» Veja mapa e conheça tudo sobre o Parque Olímpico de Londres
» Confira a programação de ao vivo do Terra
» Veja a agenda e resultados dos Jogos de Londres

O jornal ainda afirma que, apesar de Leandro Damião ter feito dois gols na partida, para "muitos fãs, o protagonista da partida foi Brynch". O Diez ainda fez uma enquete perguntando para os internautas como estes avaliavam a atuação do juiz. Até as 7h40 (de Brasília) deste domingo, 5.143 pessoas haviam votado, sendo que 81,68% avaliaram a arbitragem como "muito mal", outros 10,11% como "regular" e 8,21% como "muito bem".

Mas não foram apenas os torcedores que reclamaram da atuação do alemão. Um dos principais jogadores hondurenhos, Wilson Palacios, que atua pelo Stoke City e acompanhou a partido nas arquibancadas do Saint James Park, em Newcastle, também criticou a arbitragem.

Ao jornal hondurenho La Tribuna, Palacios afirmou que o árbitro foi infeliz e que nunca em sua carreira presenciou algo parecido, já que Wilmer Crisanto cometeu apenas duas faltas e foi expulso. O jogador ainda disse que agora o mundo aprendeu que em Honduras existe futebol.

O presidente da Comissão de Seleções de Honduras, Javier Atala, também reclamou da expulsão de Crisanto. Também ao La Tribuna, o dirigente afirmou que Honduras tinha o jogo nas mãos e que o Brasil jamais foi superior. Atala avaliou que com 11 atletas em campo a equipe caribenha não teria perdido a partida.

O próprio Crisanto também reclamou de sua expulsão. Ele afirmou que sempre visou à bola e que nunca agiu com maldade para machucar os brasileiros. O jogador ainda afirmou o árbitro errou ao expulsá-lo.

A expulsão polêmica
Aos 28min do primeiro tempo, Crisanto deu um carrinho no meio-campo, mas acabou atingindo Hulk e recebeu o cartão amarelo. Ainda no primeiro tempo, aos 32min, foi a vez de Neymar driblar o hondurenho e receber a falta na intermediária. O árbitro aplicou o segundo amarelo em Crisanto e expulsou o atleta.

A seleção de Honduras ainda perderia Espinoza, autor do segundo gol, que foi expulso após receber o segundo cartão amarelo aos 45min do segundo tempo. O atacante levou o primeiro cartão amarelo aos 28min da segunda etapa.

Olimpíada ao vivo no Terra
O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmite ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos,vídeos,fotos, e participação do internautae repercussão no Facebook.Siga também a cobertura no Twitter e participe com a hashtag: #TerraLondres2012

Terra