PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Ingleses veem fracasso do Brasil em Londres: "vive de sucessos passados"

9 ago 2012 - 12h38
(atualizado às 13h31)
Compartilhar

O desempenho brasileiro nos Jogos Olímpicos de Londres está longe do esperado pelos torcedores, principalmente para uma nação tão louca por esportes e que será palco da próxima Olimpíada. Isto é o que afirma o jornal generalista inglês The Independent, um dos maiores da Inglaterra, segundo o qual o País só vive de sucessos passados.

» Veja as mais belas atletas, torcedoras e cheerleaders de Londres 2012

» Vote na maior decepção brasileira nos Jogos de Londres

» Escolha o esporte e assista aos vídeos da Olimpíada de Londres

» Saiba tudo sobre os medalhistas do Brasil em Londres

» Confira a programação de ao vivo do Terra

» Veja a agenda e resultados dos Jogos de Londres

O jornal faz uma série de observações sobre a participação da delegação brasileira em Londres e cita o fracasso de atletas do País que chegaram à Olimpíada como favoritos a medalhas. O primeiro caso citado é Fabiana Murer. O diário aponta que ela se tornou a primeira atleta brasileira a ser campeã do mundo no salto com vara, mas não conseguiu se classificar e "depois culpou o vento por sua saída precoce".

Mas não foi só Fabiana Murer que sofre com as críticas do jornal. O nadador Cesar Cielo também foi lembrado. Campeão olímpico nos 50 m livre na Olimpíada de Pequim, em 2008, e bronze nos 100 m livre, no mesmo evento, o nadador chegou como uma das principais esperanças de ouro para o Brasil nos Jogos.

O diário lembra que Cielo é o detentor do recorde mundial nas duas provas, mas afirma que com o fraco desempenho ele "teve de se contentar com o bronze nos 50 m livre e terminou apenas em sexto nos 100 m livre".

Afiado, o jornal The Independent ainda cita Maurren Magi, campeã olímpica em 2008 que não conseguiu chegar à final de sua especialidade, assim como Leandro Guilheiro, "uma esperança do judô". O diário ainda afirma que "o voleibol do País e as duplas do vôlei de praia não têm dominado as competições como já fizeram no passado".

Apesar de citar os fracassos brasileiros, o jornal lembra que o País conquistou um ouro com Sarah Menezes no judô e outro nas argolas com Arthur Zanetti, além de lembrar que "não seria surpresa o sucesso de Emanuel e Alison, campeões mundiais no vôlei de praia". A Seleção masculina de futebol, dirigida por Mano Menezes, também é citada como favorita, apesar de "curiosamente nunca ter ganhado uma medalha de ouro".

Para encerrar, o jornal relembra que o Brasil está "em um modesto 23º lugar no quadro de medalhas, com apenas" dois ouros, uma prata e sete bronzes, afirmando que para um país "com tal pedigree em esportes e tamanha dimensão - com 193 milhões de pessoas, é o quinto maior do mundo atrás apenas de China, Índia, Estados Unidos e Indonésia - o Brasil tem desfrutado de uma história surpreendentemente modesta nos Jogos Olímpicos".

O periódico The Independent também cita o desempenho do Brasil em Sidney 2000, "quando terminou em 52º no quadro de medalhas sem ganhar nenhum ouro individual", e em Pequim 2008, quando ficou no 23º posto com 15 medalhas, "mas com apenas três de ouro".

Uma das esperanças de medalha do Brasil nos Jogos Olímpicos, Fabiana Murer decepcionou
Uma das esperanças de medalha do Brasil nos Jogos Olímpicos, Fabiana Murer decepcionou
Foto: Bruno Santos / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade