PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Jornal: Daley e Redgrave disputam quem irá acender Pira Olímpica

13 jul 2012 - 16h03
Compartilhar

Com David Beckham praticamente descartado da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, o Comitê Organizador Local (Locog) e a Associação Olímpica Britânica (BOA) medem forças para definir quem acenderá a Pira Olímpica na inauguração da competição, que acontecerá daqui duas semanas, noticiou o jornal Daily Mail nesta sexta-feira.

» Saiba como assistir à Olimpíada no Terra

» Coloque as notícias sobre a Olimpíada no seu site

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Saiba todos os detalhes dos atletas brasileiros que estarão em Londres

De um lado, o ex-decatleta Daley Thompson, bicampeão olímpico em Moscou e Los Angeles e uma vez campeão mundial. Do outro, o ex-remador Sir Steve Redgrave, cinco vezes medalhista de ouro e nove vezes campeão mundial. Embora as conquistas podem apontar Redgrave como amplo favorito, questões políticas e até pessoais podem influenciar na decisão.

Sebastian Coe, chefe do Locog, apóia Thompson, embora não seja o encarregado de fazer a escolha. Também bicampeão olímpico - nos 1500 m -, Coe foi colega de equipe do decatleta em Moscou, 1980, quando ambos subiram pela primeira vez ao lugar mais alto do pódio. Em 1984, nos Jogos Los Angeles, a dupla repetiu o feito no ano em que Redgrave conquistava seu primeiro ouro.

Paul Deighton, primeiro subordinado de Coe no Locog, será um dos responsáveis pela decisão, assim como o chefe de delegação do time olímpico britânico e do BOA, Andy Hunt. De acordo com o Daily Mail, o Locog - mais influente - vai apoiar Thompson, mesmo que Coe não tenha poder sobre a escolha final, enquanto o BOA ficará do lado de Redgrave.

Uma possível desavença com mais de uma década de idade entre Redgrave e Sebastian Coe pode ser crucial para o ex-remador ser deixado de lado da cerimônia de abertura. A relação ruim entre os dois, porém, foi descartada por um porta-voz do Locog.

Redgrave deu fortes declarações ao Evening Standard, nas quais ele disse que Daley Thompson é um grande atleta, com alguns, inclusive Sebastian Coe, acreditando que ele é o maior de todos. A cutucada não parou por aí. "Minha opinião pessoal é que ele não está nem entre os cinco primeiros britânicos da história dos Jogos Olímpicos", disparou.

O ex-remador justificou a afirmação por Daley Thompson ser um decatleta, ou seja, competir em uma modalidade que engloba várias outras, sendo seus competidores "medianos" no sentido de não serem especialistas nem alcançarem grandes resultados em uma das provas isoladamente. Redgrave ainda apontou seu top-5: Sebastian Coe, a corredora Kelly Holmes, o velejador Ben Ainslie, o remador Matt Pinsent e ele mesmo "com toda modéstia à parte".

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, de 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Amigo pessoal de Sebastian Coe, Daley Thompson é forte candidato a acender a Pira daqui duas semanas
Amigo pessoal de Sebastian Coe, Daley Thompson é forte candidato a acender a Pira daqui duas semanas
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade