PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Jornal: empresa que vigia Estádio Olímpico tem "setor fantasma"

22 jun 2012 - 13h01
(atualizado às 13h11)
Compartilhar

Segundo uma investigação do jornal inglês The Sun, centenas de rondas com cães farejadores em busca de explosivos e drogas no Parque Olímpico, nunca aconteceram.

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Saiba todos os detalhes dos atletas brasileiros que estarão em Londres

A operação que revelou a fraude seria de interromper terroristas que tentavam disparar uma bomba em um veículo utilizando um detonados de longa distância.

Porém a G4S, empresa responsável pela segurança dos Jogos Olímpicos, não faz essas buscas há pelo menos três anos. Os nomes dos condutores dos cães foram escalados em turnos onde pareciam estar trabalhando, mas as buscas, de fato, não aconteceram.

A empresa, cujo contrato de segurança com os Jogos Olímpicos chega a um valor de R$ 900 milhões, também é acusada de utilizar apenas cães treinados para detectar drogas e não teria animais capazes de farejar explosivos.

Segundo uma fonte do jornal, a realidade é que várias rondas deveriam ter acontecido, mas não existiram. A fonte ainda afirmou que as pessoas e os cachorros apenas existiam no papel e nunca apareceram no local, e finalizou dizendo ser uma farça, considerando o setor de cães uma empresa "fantasma".

Dois dirigentes responsáveis pelo setor de utilização de cães da G4S, Keith Francis e Ron Anderson, foram afastados pela empresa, enquanto é realizada uma investigação interna sobre o escândalo.

Um porta-voz da G4S disse que está sendo feita uma revisão completa na operação canina e que as deficiências encontradas no sistema serão corrigidas.

A empresa também fornece mais de 10 mil funcionários para a Olimpíada de Londres e é responsável pelo treinamento de 23 mil pessoas que participaram do processo.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Segurança é um dos fatores mais importantes para a realização dos Jogos Olímpicos
Segurança é um dos fatores mais importantes para a realização dos Jogos Olímpicos
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade