PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Jornal: maioria dos britânicos acha que Olimpíada não vale o custo

29 mar 2012 - 10h25
Compartilhar

Mais da metade dos britânicos acreditam que os Jogos Olímpicos de Londres não valerão o dinheiro investido, de acordo com uma pesquisa encomendada pelo jornal The Independent.

» Ronaldinho? Júlio César? Escolha quem você levaria para a Olimpíada

» Vote e eleja a mais bela atleta do Mundial Indoor de Istambul

Segundo o instituto de pesquisa ComRes, 51% dos entrevistados, habitantes do Reino Unido, discordam que os 9,3 bilhões de libras (R$ 27 bi) investidos na Olimpíada serão benéficos para o bolso público, 40% concordam e 9% não sabem.

Os jovens são mais condescendentes com os gastos: 58% das pessoas entre 18 e 24 anos acreditam que os Jogos valerão cada centavo, comparados com 32% dos britânicos na faixa de 35 a 44 anos.

A pesquisa mostrou que a opinião da população também difere se for levada em conta a classe social dos entrevistados. Mais pessoas dos grupos A e B (49%) acham que os custos são justificáveis (contra 42%), enquanto nas outras classes, os números mostram o contrário. Segundo o Independent, o fato sugere que os Jogos são vistos como um "evento para os ricos".

A pesquisa também mostrou as diferenças nas nações constituintes do Reino Unido: os escoceses são os mais céticos em relação à conta, pois dois terços deles não acreditam que os Jogos valham a pena. No sudeste da Grã-Bretanha, região que inclui Londres, apenas 40% das pessoas pensam que o evento vale o dinheiro investido, contra 51% que discordam.

Apesar dos números sugerirem o contrário, o primeiro ministro David Cameron foi contra a sugestão de que o dinheiro teria sido melhor investido se fosse gasto com projetos sociais para jovens, como forma de prevenir novas revoltas, como as que aconteceram em 2011.

Cameron acredita que o custo da Olimpíada será justificado porque os Jogos poderão inspirar os jovens britânicos e terão o poder de mudar a vida das pessoas. O chanceler afirmou eu está orgulhoso de poder entregar o evento dentro do prazo e do orçamento estipulados.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Brasileiro cria "volta olímpica" após ouro no salto triplo:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade