PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Jornal: ministro britânico poderá ordenar ataque a aviões durante Jogos

7 jul 2012 - 15h00
(atualizado às 15h23)
Compartilhar

O secretário da Defesa do governo britânico, Philip Hammond, afirmou recentemente que "derrubaria um avião sequestrado" para proteger os Jogos Olímpicos de Londres. Agora, no entanto, ele poderá ordenar o ataque a aviões "não autorizados" que se aproximem do Parque Olímpico, amparado por um acordo secreto fechado com o conselho local, segundo o jornal The Guardian.

» Veja como colocar o widget de Londres 2012 em seu site

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Saiba todos os detalhes dos atletas brasileiros que estarão em Londres

O comandante das forças terrestres britânicas, Sir Nick Parker, afirmou que misseis antiaéreos de alta velocidade estão instalados no alto de prédios como "um goleiro, o último de uma linha de defesa". Na próxima segunda, os moradores dos apartamentos protestarão contra a decisão do Ministério da Defesa de implantar os recursos.

Além disso, a população entrou na Justiça para tentar impedir a ação do governo. Parker alega que os mísseis só serão ativados em "circunstâncias terríveis" de aproximação de aviões que não estejam autorizados, e apenas se todas as formas de defesa já estiverem esgotadas.

Martin Howe, o advogado que representa os moradores de 61 dos 108 apartamentos ocupados na Fred Wigg Tower - um dos locais onde foram instalados mísseis antiaéreos em Londres -, disse ser surpreendende o acordo secreto ter sido firmado por pessoas eleitas democratimente.

Howe reclamou que os explosivos foram colocados acima das cabeças de homens, mulheres e crianças que não foram sequer consultados. Ele explicou que os moradores reconhecem que a segurança para os Jogos tem de ser reforçada, mas condenou a atitude precipitada do governo. Segundo o advogado, é importante que o tribunal julgue a decisão considerando a alta densidade populacional na região onde estão os mísseis.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Defesa para os Jogos Olímpicos foi reforçada pelo governo britânico
Defesa para os Jogos Olímpicos foi reforçada pelo governo britânico
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade