PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Jogos Olímpicos - 2012

Jornal publica fraude de campeã paraolímpica que não era deficiente

25 abr 2012 - 09h40
(atualizado às 10h07)
Compartilhar

A alemã Yvonne Hopf conquistou cinco medalhas de ouro e uma de prata na natação dos Jogos Paraolímpicos de Atlanta 1996 e era a grande estrela do país para a disputa da Paraolimpíada de Sydney 2000. No entanto, ela encerrou abruptamente a carreira de esportista em 1998 sem dizer porque, e a razão foi divulgada somente agora, pelo jornal alemão Der Spiegel: a atleta tinha mais de 10% da visão e, portanto, não era elegível para competir entre os deficientes visuais.

» Ronaldinho? Júlio César? Escolha quem você levaria para a Olimpíada

» Veja quais são os brasileiros classificados para Londres

O caso veio à tona depois que a pentacampeã paraolímpica conseguiu tirar a carteira de motorista, contrariando os exames feitos para competir entre os deficientes.

De acordo com o jornal, o caso de Hopf não é isolado. Nos Jogos Paraolímpicos de Inverno de Turim 2006, uma atleta russa parcialmente cega, após sua prova, virou-se para o placar eletrônico e, quando percebeu que havia ganho uma medalha, levantou os braços para o céu e comemorou bastante.

Houve também o caso de um ciclista belga que alegava ter um braço paralisado e foi flagrado segurando um telefone com o mesmo membro que ele não podia mover. Além dele, a holandesa Monique van der Vorst, que conquistou duas medalhas de prata na Paraolimpíada em um triciclo especial "pedalado" com os braços, afirmou que não sofria de paralisia nas pernas e podia caminhar normalmente.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Atleta levanta 480 kg e dedica ouro olímpico à mulher:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade