PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Jornal: sem "heróis", patrocinadores desvirtuam revezamento da Tocha

5 jun 2012 - 16h27
(atualizado em 12/6/2012 às 11h57)
Compartilhar

Quando o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres (Locog) anunciou que o revezamento da Tocha Olímpica seria feito através de 8 mil pessoas ao longo de 70 dias de jornada pela Grã-Bretanha, o presidente do órgão, Sebastian Coe, anunciou o objetivo: deixar um legado de inspiração para as comunidades nas figuras dos carregadores, selecionados entre "heróis" de seus bairros e cidades. De acordo com o jornal The Independent, os patrocinadores estão se desfazendo desse propósito através de suas escolhas.

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Beckham ou Neymar? Vote em quem brilhará mais nos Jogos de Londres

Em reportagem publicada nesta terça-feira, o jornal expõe o fato de que patrocinadores que receberam direito a indicar carregadores da Tocha Olímpica selecionam pessoas que têm pouca ou nenhuma ligação com o esporte. Mais do que isso, os escolhidos não têm função social relevante, e aparecem na listagem por funções - muitas vezes ligadas ao projeto de patrocínio olímpico - que cumprem dentro da empresa. Isso acaba por desvirtuar o propósito inicial do revezamento.

O The Independent esclareceu que, das 8.000 que carregarão a Tocha Olímpica, 7.200 foram escolhidas em processo liderado pelo Locog de acordo com suas diretrizes. Das 800 restantes, uma parcela não identificada ficou a cargo do Comitê Olímpico Internacional, com o restante distribuído entre os principais patrocinadores, como Samsung, Next, Coca-Cola e Adidas. Em alguns casos, pessoas com histórico na empresa ocuparam o lugar de potenciais "heróis comunitários".

A publicação cita alguns exemplos, como Jack Denness, 77 anos, que completou a ultramaratona pelo Death Valley da California, correndo 217 km sob calor extenuante para arrecadar 100 mil libras esterlinas (R$ 311 mil) para causas sociais. Com seu trabalho reconhecido, ele teve negada a participação no revezamento da Tocha, e descreveu o processo de seleção como "uma farsa".

"Esses são realmente os modelos para inspirar uma geração?", indaga o jornal. Nesta terça-feira, o revezamento da Tocha Olímpica chegou ao seu 18º dia sem grandes incidentes. Em seu 80º dia, a Tocha Olímpica vai entrar no Estádio Olímpico de Londres e acender a Pira Olímpica, no clímax da cerimônia de abertura do maior evento esportivo do mundo.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Revezamento da Tocha Olímpica tem causado polêmica no Reino Unido
Revezamento da Tocha Olímpica tem causado polêmica no Reino Unido
Foto: AP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade