PUBLICIDADE

Lutas Olímpicas

Judoca saudita aceita proibição e compete sem véu islâmico

26 jul 2012 - 19h16
(atualizado às 19h58)
Compartilhar

A representante do judô feminino saudita irá competir na Olimpíada de Londres sem o "hijab", ou véu islâmico, disse Marius Vizer, presidente da Federação Internacional de Judô, nesta quinta-feira.

Após polêmica, Wodjan Shahrkhani participará dos Jogos Olímpicos de Londres
Após polêmica, Wodjan Shahrkhani participará dos Jogos Olímpicos de Londres
Foto: AFP

» Veja e vote nas atletas que brigam para entrar na lista das mais belas

» Confira a programação de ao vivo do Terra

» Coloque as notícias sobre a Olimpíada no seu site

» Veja a agenda completa para os Jogos de Londres

Wodjan Ali Seraj Abdulrahim Shaherkani, uma das duas primeiras mulheres enviadas aos Jogos pelo conservador reinado muçulmano, deve competir no torneio de judô de pesos pesados na próxima sexta-feira.

"Ela lutará de acordo com o princípio e o espírito do judô, portanto sem o "hijab", declarou Vizer.

A decisão provavelmente causará polêmica na Arábia Saudita, onde a participação feminina nos esportes é assunto controverso. Clérigos poderosos denunciam mulheres por se exercitar, dizendo ir contra seu papel natural.

No início deste mês, uma autoridade saudita afirmou que espera que as mulheres tenham que obedecer o código de vestimenta da lei islâmica. Ele não elaborou, mas outros países muçulmanos conservadores interpretaram isso como o uso de véu, mangas e calças longas.

Shaherkani, que lutará na categoria dos 78kg, e a adolescente corredora dos 800 m, Sarah Attar, foram as primeiras mulheres sauditas que tiveram permissão de participar de uma Olimpíada depois de conversas entre o Comitê Olímpico Internacional.

A decisão de permitir atletas sauditas mulheres de competir em Londres foi elogiada pelo presidente da entidade, Jacques Rogge, à época. "Esta é uma notícia muito positiva, e ficaremos encantados de dar as boas vindas a estas duas atletas em Londres", disse Rogge em um comunicado no início de julho.

"O COI vem lutando para garantir um equilíbrio maior de gêneros nos Jogos Olímpicos, e a notícia pode ser vista como uma evolução encorajadora."

A Arábia Saudita era um de três países, ao lado de Brunei e Catar, que nunca tinha enviado atletas mulheres aos Jogos, mas no início do ano os dois últimos confirmaram que suas delegações incluiriam mulheres.

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta comtextos,vídeos,, fotos participação do internautae repercussão no Facebook.Siga também a cobertura no Twitter e participe com a hashtag: #TerraLondres2012

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade