PUBLICIDADE

Lutas Olímpicas

Judocas brasileiros abrem temporada olímpica neste sábado

12 jan 2012 - 16h23
(atualizado às 18h50)
Compartilhar

A temporada 2012 de judô começa oficialmente na madrugada de sexta para sábado no Cazaquistão. O IJF Masters reunirá os 16 melhores lutadores das 14 categorias olímpicas. As disputas no Palácio de Esportes de Almaty no sábado (14) e no domingo (15) começam às 2h30 (de Brasília). As disputas por medalhas, terão início sempre às 9h (de Brasília).

A delegação brasileira conta com 14 nomes. Entre os homens estão Felipe Kitadai (60 kg), Leandro Cunha (66 kg), Bruno Mendonça (73 kg), Tiago Camilo (90 kg), Hugo Pessanha (90kg), Luciano Correa (100kg), Rafael Silva (+100 kg) e Daniel Hernandes (+100 kg). Já no feminino estão classificadas Sarah Menezes (48 kg), Erika Miranda (52 kg), Rafaela Silva (57 kg), Mariana Silva (63 kg), Mayra Aguiar (78 kg) e Maria Suelen Altheman (+78 kg).

O meio-pesado Luciano Correa também está no Cazaquistão, beneficiado pela desistência do russo Tagir Khaibulaev. Já Leandro Guilheiro, 2º colocado no ranking dos meio-médios não participará do torneio porque matematicamente os pontos não influenciarão na disputa pela vaga na Olimpíada de Londres.

Campeão Pan-Americano em 2011, nos ligeiros, o judoca Felipe Kitadai destacou a importância da competição e promete o máximo de empenho para conquistar um bom resultado.

"A diferença entre os 16 primeiros do ranking está nos detalhes. A movimentação é constante e muda a cada competição, com uma variação grande de atletas no pódio", afirmou. "Não vou economizar nada nesse Masters. Vou gastar tudo o que sei a cada luta, focando sempre no pódio. Essa competição é muito importante e, além de ajudar a decidir a vaga olímpica, vai aumentar minha confiança e experiência competitiva", declarou.

Um quinto lugar na competição, conquistado com apenas uma vitória, vale 80 pontos. O bronze soma 160 pontos, a prata 240 e o ouro dá ao atleta 400 pontos no ranking mundial. No ano passado, Sarah Menezes com um bronze e Leandro Guilheiro, com uma prata, foram os melhores resultados.

Os 22 homens e 14 mulheres mais bem ranqueados, no limite de um atleta por país em cada categoria, estarão classificados para a Olimpíada. O Brasil tem atualmente 22 judocas dentro do critério de classificação, distribuídos em 13 categorias.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Luciano Correa se beneficiou de uma desistência e disputará a competição no Cazaquistão
Luciano Correa se beneficiou de uma desistência e disputará a competição no Cazaquistão
Foto: Luiz Pires/Vipcomm / Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade