PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Justiça britânica garante instalação de mísseis em terraços de Londres

10 jul 2012 - 12h59
(atualizado em 11/7/2012 às 09h46)
Compartilhar

A Suprema Corte de Londres rejeitou nesta terça-feira um pedido de moradores da capital britânica, para tentar frear o plano do Governo de instalar uma plataforma de mísseis terra-ar no terraço dos edifícios onde residem.

Mísseis anti-aéreos serão instalados em áreas residenciais de Leytonstone
Mísseis anti-aéreos serão instalados em áreas residenciais de Leytonstone
Foto: AFP

» Coloque as notícias sobre a Olimpíada no seu site

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Saiba todos os detalhes dos atletas brasileiros que estarão em Londres

A intenção do Executivo é colocar as baterias antiaéreas em seis pontos da cidade, como parte do dispositivo de segurança dos Jogos Olímpicos. Entre os locais escolhidos, está o telhado de um edifício residencial de 17 andares, no bairro de Leytonstone, no leste de Londres.

Os moradores da Fred Wigg Tower, imóvel localizado em Leytonstone, no leste de Londres, iniciaram ontem os trâmites legais para que a decisão do Governo fosse revisada, mas o juiz Charles Haddon-Cave não quis dar sequência a solicitação e garantiu que os mísseis anti-aéreos serão instalados no prédio, para garantir a segurança do Parque Olímpico.

"A lei e os fatos estão contra a reivindicação de uma revisão judicial. A meu julgamento, o diálogo que o Ministério da Defesa iniciou com os moradores sobre esta matéria foi impecável", argumentou o magistrado.

O juiz afirmou que os residentes do edifício alegaram "surpresa, ansiedade e preocupação" sobre a questão, apesar de, em sua opinião, ter havido falta de entendimento sobre os riscos que representa a instalação do armamento militar no imóvel.

Os reclamantes argumentaram nesta segunda-feira, através do advogado Marc Willers, que a instalação da bateria de mísseis transformava suas casas em um potencial alvo terrorista.

O Ministério da Defesa, por sua parte, sustentou que não existe qualquer tipo de "ameaça", sobre o edifício e que a localização dos equipamentos, mísseis do tipo Rapier e High Velocity Missile, "é legítima e proporcionada".

O plano de segurança para os Jogos, que começam em 17 dias, inclui efetivo de 42 mil soldados, além de porta-aviões e aviões de combate.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

EFE   
Compartilhar
Publicidade