PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Londres 2012 custará menos que o esperado, diz governo britânico

13 jun 2012 - 13h16
(atualizado em 14/6/2012 às 14h43)
Compartilhar

Os Jogos Olímpicos de Londres custarão menos do que os 9,3 bilhões de libras (mais de R$ 29 bilhões) previstos no orçamento inicial apresentado em 2007, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pelo Governo britânico.

» Escolha a atleta mais bela dos Jogos Olímpicos de Londres 2012

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Saiba todos os detalhes dos atletas brasileiros que estarão em Londres

O Executivo indicou que ainda não gastou 476 milhões de libras (mais de R$ 1,5 bilhão), previstos para contingências. Com isso, até o início dos Jogos, daqui 44 dias, o gasto não deverá ultrapassar o que foi orçado.

O ministro britânico de Cultura, Jeremy Hunt, classificou a notícia como fantástica e ressaltou "a capacidade do Reino Unido gerir grandes projetos respeitando os prazos e o orçamento estipulado".

Mesmo assim, o custo final ultrapassará o valor anunciado, ao serem levadas em conta outras despesas relacionadas com os Jogos, segundo relatório do comitê de Contas Públicas da Câmara dos Comuns, apresentado em março.

O estudo parlamentar mostra que não foram incluídos no orçamento os 788 milhões de libras gastos para comprar os terrenos do Parque Olímpico de Stratford, nem os 826 milhões de libras comprometidos em projetos para assegurar o legado olímpico.

Uma das verbas orçamentárias mais importantes é a destinada à segurança, que ultrapassará 1 bilhão de libras. Além das instalações esportivas e a vila olímpica, o transporte público e as fronteiras serão os principais focos de atenção para as forças de segurança.

O Reino Unido investiu 6,500 bilhões de libras melhorar a infraestruturas de transporte do país nos últimos anos. Deste valor, 900 milhões de libras fazem parte do orçamento olímpico. Mesmo assim, a autoridade do transporte de Londres (TFL, na sua sigla em inglês) adverte que nos horários de pico, algumas estações da rede de metrô ficarão saturadas.

Apesar dessa perspectiva, as autoridades londrinas têm pedido que os espectadores que irão ao Parque Olímpico devem se deslocar através de transporte público. Para facilitar o acesso dos torcedores, cada dono de ingresso para os Jogos ganhará um cartão para utilizar o serviço.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

O governo exaltou a eficiência na organização dos Jogos Olímpicos de 2012
O governo exaltou a eficiência na organização dos Jogos Olímpicos de 2012
Foto: ODA (Olympic Delivery Authority) / BBC Brasil
EFE   
Compartilhar
Publicidade