PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Londres 2012 se despede com homenagens, música e Batman e Robin

12 ago 2012 - 17h09
(atualizado às 23h00)
Compartilhar
Marina Novaes
Direto de Londres

A Cerimônia de Encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres manteve o nível apresentado na Abertura da competição há duas semanas. Neste domingo, diante de um Estádio Olímpico lotado, a festa pelo fim da Olimpíada 2012 teve de tudo: desde a união do ex-grupo britânico das Spice Girls, sucesso nos anos 90, até homenagens a John Lennon e outras personalidades do Reino Unido, os ingleses deram adeus ao principal torneio esportivo do planeta em grande estilo, até com a presença dos personagens Batman e Robin. Agora, o próximo passo é no Rio de Janeiro, sede do certame em 2016.

» Veja as mais belas atletas, torcedoras e cheerleaders de Londres 2012

» Vote na maior decepção brasileira nos Jogos de Londres

» Escolha o esporte e assista aos vídeos da Olimpíada de Londres

» Saiba tudo sobre os medalhistas do Brasil em Londres

» Veja a agenda e resultados dos Jogos de Londres

Em celebração que durou pouco mais de 1h30 e só se encerrou quando os Jogos de Londres passaram oficialmente o rótulo de sede olímpica ao Rio de Janeiro, com a presença do prefeito Eduardo Paes e outras personalidades, como Pelé, os britânicos mostraram ao mundo um pouco mais de sua cultura musical por meio de dezenas de grandes nomes locais e canções que consagraram o universo da música nas últimas décadas. Confira, a seguir, passo a passo da Cerimônia.

Batman e Robin chegam com sucessos britânicos

Com apresentação da cantora britãnica Emeli Sandé e também representação artística de Winston Churchill, um dos principais primeiros ministros da história do Reino Unido, os Jogos Olímpicos de Londres deram início oficial à Cerimônia de Encerramento da competição, que terminou neste domingo com a disputa das últimas modalidades, como vôlei masculino, maratona e pentatlo moderno.

As apresentações tinham bandas tradicionais no Reino Unido, como One Direction e Stomp. O cenário central do estádio era enfeitado com as cores da bandeira da Grã-Bretanha: o azul, o branco e o vermelho, acompanhados por inúmeros personagens contracenando e embalando as caixas de som. Posteriormente, a lenda Ray Davies - conhecido por seu trabalho com a banda de rock The Kinks - chegou de táxi ao local e passou a cantar ao público.

A aparição de Batman e Robin em meio a um jogo de luzes bastante colorido havia marcado a Cerimônia, logo após a execução do hino britânico e de apresentação da banda local Madness, que cantou em carro alegórico e com a presença de dezenas de dançarinos e figurantes. O Estádio Olímpico de Londres estava lotado e empolgado com as apresentações, que mantinham o excelente nível apresentado na Abertura. O destaque desta vez era o show de inúmeros grandes nomes da cultura musical da Grã-Bretanha.

Esquiva é o porta-bandeiras do Brasil no Encerramento

Os porta-bandeiras das mais de 200 delegações foram ao Estádio Olímpico durante a Cerimônia e desfilaram ao público neste domingo. O boxeador brasileiro Esquiva Falcão foi o responsável por carregar a flâmula do Brasil, principalmente por ter sido a grande surpresa do País nos Jogos Olímpicos de Londres. O atleta conquistou uma inédita prata no boxe, pela categoria dos médios até 75kg, e entrou para a história superando até o lendário Servílio de Oliveira, bronze em 1968 no que era a única condecoração brasileira no esporte.

Um telão ainda havia mostrado como foram as comemorações do reinado da Rainha Elizabeth II, além de um outro clipe que flagrou momentos emocionantes dos atletas durante os Jogos Olímpicos. Tudo segundos antes de as delegações ingressarem no Estádio e tomarem conta da festa, em clima muito mais de celebração do que o demonstrado na Abertura, quando os competidores ainda estavam tensos pela proximidade das disputas.

Aos poucos, os atletas iam se instalando em áreas triangulares no centro da Arena que iam formando a bandeira da Grã-Bretanha. Os competidores ficavam na parte que compreende os espaços azuis na flâmula britânica, enquanto voluntários dançavam em volta com apetrechos geométricos e embalados por músicas e cenas que marcaram os Jogos Olímpicos de Londres.

Sucesso de John Lennon emociona Cerimônia

Com imagens de John Lennon no telão e centenas de crianças ao redor da pira olímpica, a canção Imagine, obra-prima dos Beatles e do músico gravada em 1971 com álbum homônimo, a Cerimônia seguiu a todo vapor neste domingo, no Estádio Olímpico da capital da Inglaterra.

A canção é considerada uma espécie de "Hino da Paz" devido à sua letra que pede pela união dos povos e os pedidos por um mundo em paz. Lennon, britânico nascido em Liverpool, cantor e compositor da música, foi morto em 1980 vítima de um assassinato. O igualmente cantor pop britânico George Michael foi mais um a se apresentar na sequência, assim como Annie Lenox.

Depois de John Lennon, outro homenageado neste domingo, na Cerimônia de Encerramento dos Jogos de Londres, também foi David Bowie, músico, ator e produtor musical inglês nascido em 1947 e ícone da cultura britânica. Ele foi lembrado com uma rápida seleção de seus maiores sucessos, enquanto modelos do Reino Unido apareciam e desfilavam pelo estádio. As mulheres trajavam roupas inspiradas em medalhas olímpicas e roubaram a cena na região central do local. Entre elas, a famosa Naomi Campbell, 42 anos.

Premiação da maratona conta com africanos

Pouco antes, a premiação dos atletas que competiram na maratona de atletismo dos Jogos Olímpicos de Londres foi um dos momentos marcantes da Cerimônia de Encerramento da competição neste domingo.

Os atletas foram chamados ao centro do Estádio Olímpico para receberem suas medalhas naquela que é a mais nobre das provas de uma Olimpíada. O ouro foi para Stephen Kiprotich, de Uganda, enquanto Abel Kirui e Wilson Kpsang Kiprotich, ambos do Quênia, ficaram com prata e bronze, respectivamente.

Spice Girls sobem em táxis e incendeiam Estádio Olímpico

Um dos espetáculos mais aguardados da Cerimônia de Encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres, o ex-grupo britânico das Spice Girls se reuniu e ingressou no Estádio Olímpico por volta das 18h50 (de Brasília) para incendiar o público que lotava o local. Emma Bunton, Geri Halliwell, Melanie B, Melanie C e Victoria Beckham chegaram cada uma em um táxi e levaram os presentes à loucura. Elas ainda cantaram seus sucessos em cima dos carros, o que deu ao show um toque especial.

A espetacular sequência da música britânica seguiu explodindo o Estádio Olímpico. O garoto prodígio Ed Sheeran foi o primeiro, seguido pelo polêmico ator e rockeiro Russel Brand, pelo mito da música eletrônica Fatboy Slim, pelo rapper Tinie Tempah (que cantou no Lollapalooza brasileiro deste ano), pelo igualmente rapper Taio Cruz, pela cantora Jessie J, cada um cantando um esboçando uma parte de seus sucessos.

Todos eles, juntos, homenagearam os Bee Gees, com a música You Should Be Dancing. A aparição da banda Beady Eye, formada pelo ex-vocalista do Oasis, Noel Gallagher, ainda foi um dos ápices da festa. O cantor tocou a famosa Wonderwall, uma das maiores músicas de uma das ex-bandas britânicas de maior sucesso em todos os tempos.

Eric Idle, Monty Python e a música tema dos Jogos

O artista e comediante britânico Eric Idle representou o lado humorístico da Grã-Bretanha durante a Cerimônia de Encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres realizada neste domingo, no Estádio Olímpico, logo após a aparição das Spice Girls. O compositor, famoso por ser membro de um dos mais importantes grupos de humor britânico, o Monty Python, cantou a música que encerra o filme A Vida de Brian, chamada Always look at the Bright Side of Life.

Posteriormente, a banda Muse, que abriu a turnê do lendário grupo U2 no Brasil no ano passado, emendou a canção Survival, música-tema oficial da Olimpíada 2012. Os britânicos são um misto de gêneros musicais, como rock alternativo, música eletrônica e clássica, e foram o primeiro grupo a lotar o recém-construído Estádio de Wembley, em Londres, em junho de 2007. Assim, a Cerimônia de Encerramento ia chegando ao fim.

Personagens de Batman e Robin compareceram à Cerimônia de Encerramento dos Jogos de Londres
Personagens de Batman e Robin compareceram à Cerimônia de Encerramento dos Jogos de Londres
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade