PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Londres "for sale": promoções animam turistas, mas preços disparam nos Jogos

13 jul 2012 - 13h20
Compartilhar
Marina Novaes
Direto de Londres

A menos de três semanas para o início dos Jogos Olímpicos, várias lojas de Londres decidiram queimar seus estoques e derrubaram os preços de seus produtos para atrair turistas e compradores locais. As baixas temperaturas registradas neste verão fizeram com que os comerciantes antecipassem as promoções geralmente realizadas no fim da estação, oferecendo descontos de até 70% em roupas e acessórios. Apesar de atraentes, as liquidações têm data certa para acabar: dia 27 de julho, quando começa a Olimpíada e os preços voltam a disparar - faça chuva ou sol.

» Coloque as notícias sobre a Olimpíada no seu site

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Saiba todos os detalhes dos atletas brasileiros que estarão em Londres

"As vendas agora estão muito baixas, porque fez bastante frio e não parou de chover. Mas na Olimpíada vamos aumentar os preços novamente. É a época de ganhar dinheiro", disse um comerciante da movimentada Oxford Street, a "Rua Oscar Freire" dos londrinos e destino certo dos fashionistas.

Após os Jogos, que terminam no dia 12 de agosto, lojas, hotéis e restaurantes prometem fazer uma nova rodada de descontos na tentativa de atrair os turistas afugentados pelo período tumultuado das competições. Reportagem publicada pelo jornal inglês The Guardian no último final de semana publicou que as reservas de quartos para o próximo mês na rede hoteleira caíram 30% em relação ao mesmo período do ano passado.

"Os hotéis de Londres estão pagando o preço de terem elevado demais suas tarifas durante os Jogos", dizia a publicação, que destacou ainda que muitos agentes de viagem têm recomendado aos seus clientes que busquem outros destinos no período.

Porém, a temporada "for sale" de agosto também será curta, já que os comerciantes pretendem "correr atrás do prejuízo" e compensar a queda nas vendas no período durante a Paralimpíada, que acontece entre o fim do mês e meados de setembro na capital inglesa. A nova fase de liquidação deve durar menos de duas semanas na segunda quinzena do mês.

Promoção "para inglês ver"

Apesar das propagandas e cartazes alardeando os descontos, nem todas as lojas realmente baixaram os preços de seus produtos. De fato, é possível comprar lembrancinhas como canecas, camisetas e chaveiros estampados com as bandeiras da Inglaterra, os rostos dos Beatles e a língua símbolo dos Rolling Stones por menos da metade dos preços originais, mas os produtos oficiais da Olimpíada não entraram nesse corte.

Um vendedor de uma loja da região de West End, paraíso das compras na capital inglesa, disse que, apesar da etiqueta de "for sale", os preços dos mascotinhos olímpicos não baixaram nem um centavo.

"Tem muita loja por aqui que diz que baixou os preços, mas é pura enganação. Reparem nas etiquetas: eles dizem que é promoção, mas não colocam o preço anterior, porque continua o mesmo", afirmou. "Souvenir olímpico barato, só depois dos Jogos, e olhe lá!"

Shows com desconto

Mesmo com a disparada dos preços, é possível assistir a musicais e peças famosas sem gastar tanto durante a Olimpíada. Na região de Leicester e Piccadilly, dezenas de lojas vendem ingressos oficiais pela metade do preço todos os dias da semana, para qualquer show da "Broadway" londrina. A dica é sair cedo e gastar sola de sapato.

De acordo com comerciantes locais, as produtoras dos grandes musicais reservam um lote de ingressos para serem vendidos com descontos diariamente, mas os melhores assentos são vendidos rapidinho, já que o comércio local começa a funcionar por volta das 10h30.

"Se deixar para o fim da tarde, a pessoa só vai encontrar lugar ruim para sentar. Aí eles dizem que é promoção, mas na verdade era o preço da cadeira mesmo, que varia de acordo com o lugar do teatro. Mas há muitos ingressos bons disponíveis por menos da metade do preço, só tem de chegar cedo", explicou outro comerciante de Leicester.

Mas o passeio pela região já faz valer à pena a busca pelos ingressos. Leicester, Picaddilly e Soho ficam bem próximos um do outro e são alguns dos locais mais charmosos de Londres, com vários cafés e pubs tradicionais.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Promoções em entradas para shows e peças poderão ser aproveitadas durante os Jogos
Promoções em entradas para shows e peças poderão ser aproveitadas durante os Jogos
Foto: Marcelo Pereira / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade