PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Madri quer Olimpíada de 2020 para revitalizar economia

24 mai 2012 - 09h44
(atualizado em 25/5/2012 às 10h46)
Compartilhar

A candidatura de Madri para realizar a Olimpíada de 2020 poderá estimular a recuperação econômica da Espanha, disse o comitê organizador local após a escolha da capital espanhola como uma das três cidades finalistas do processo de seleção.

Madri perdeu a disputa pelos Jogos de 2012, em Londres, e de 2016 que ficou com o Rio de Janeiro
Madri perdeu a disputa pelos Jogos de 2012, em Londres, e de 2016 que ficou com o Rio de Janeiro
Foto: Getty Images

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Saiba como estão os ídolos da Seleção de prata de 1988

Em reunião realizada na quarta-feira em Québec, no Canadá, o Comitê Olímpico Internacional (COI) eliminou Doha (Catar) e Baku (Azerbaijão), restringindo a disputa a Tóquio, Istambul e Madri. A decisão será anunciada em setembro de 2013, em Buenos Aires.

"Madri está comprometida com os Jogos como um fator de regeneração econômica", disse o presidente do Comitê Olímpico Espanhol, Alejandro Blanco, à imprensa espanhola na quinta-feira.

Madri foi elogiada pelo COI por sua "visão clara", altos níveis de apoio popular e governamental e pelo fato de já possuir várias das instalações necessárias.

Mas a entidade olímpica alertou que "seria preciso prestar cuidadosa atenção à perspectiva econômica da Espanha".

O país está em recessão, tem o maior desemprego da União Europeia, gasta cada vez mais para financiar sua dívida e vem adotando dolorosas medidas de austeridade para tentar tranquilizar investidores sobre sua saúde fiscal.

Blanco disse que a candidatura olímpica deve ser encarada como um "=investimento", e admitiu que há "alguns pontos fracos que precisamos melhorar".

"Agora começa a segunda metade, que será decisiva. Na terceira vez vai dar certo."

A capital espanhola tentou sem sucesso realizar os Jogos de 2012 e 2016, perdendo para Londres e Rio de Janeiro, respectivamente.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade