PUBLICIDADE

Terra na Copa

Mano critica projeto olímpico e diz que ouro é "circunstancial"

20 jun 2012 - 08h09
Compartilhar
Allan Brito
Murilo Aquino
Direto de São Paulo

Desde que assumiu a Seleção Brasileira, Mano Menezes sempre soube que conquistar a medalha de ouro na Olimpíada seria uma das principais missões. Porém, mesmo assim o treinador não conseguiu desenvolver o projeto olímpico como queria. Na terça-feira, em entrevista, ele culpou o calendário do futebol brasileiro pelos problemas que teve na montagem do time que disputará os Jogos de Londres.

» Saiba como estão os ídolos da Seleção de bronze de 1996

» Escolha a atleta mais bela dos Jogos Olímpicos de Londres 2012

Uma questão atrapalhou especialmente Mano Menezes: as disputas políticas entre clubes e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para conseguir a liberação de jogadores para amistosos.

Com uma geração extremamente jovem e formada majoritariamente por atletas que atuam no Brasil, a Seleção olímpica teve pouco tempo para se preparar - a melhor oportunidade só veio recentemente, quando o Brasil disputou quatro amistosos com a maioria de jogadores abaixo de 23 anos. Mas mesmo assim houve polêmica, já que times como o Santos reclamaram da convocação.

Mano se defendeu sobre a polêmica e lamentou por não ter conseguido desenvolver a Seleção como queria: "no Brasil você não consegue um projeto olímpico para o futebol como consegue em outros países por questões do calendário", observou, lembrando que os jogos dos Estaduais e Campeonato Brasileiro não costumam parar mesmo com partidas da Seleção marcadas.

Mano explicou ainda como tentou resolver esse problema: "fizemos sempre a convocação com um percentual que variava de 20% a 30% de jogadores com idade olímpica. Mas avisamos que chegaria o momento que faríamos a inversão dessa percentual. Estava programado que isso seria nos amistosos e foi feito", contou.

A declaração de Mano justifica a convocação de jogadores poucos badalados ou que estavam em mal momento, mas que tiveram chance na Seleção principal por terem idade olímpica. É o caso, por exemplo, do goleiro Neto, reserva na Fiorentina-ITA, ou do atacante André, hoje no Atlético-MG, que viveu dificuldades na Europa, mas mesmo assim foi cogitado para atuar nos Jogos.

Por fim, Mano ainda minimizou a importância de uma preparação específica para a Olimpíada. Segundo ele, o que pode valer mais é o momento e a fase do time e dos jogadores: "temos uma boa Seleção olímpica, mas o fato de você ganhar uma medalha ou não é circunstancial, depende daquele momento. Às vezes você faz quatro anos bons de Eliminatórias, mas não chega bem em junho, no momento que tem que chegar. E o contrário também é verdadeiro", relativizou Mano.

Adversários desconhecidos

Apesar do Brasil ter caído em um grupo relativamente fácil na Olimpíada, com Egito, Bielorrússia e Nova Zelândia, Mano Menezes preferiu ser cauteloso ao comentar sobre quais serão os principais adversários. Ele só mencionou que teme a Inglaterra, que na verdade será representada por uma equipe da Grã-Bretanha. E ainda disse que prefere esperar as convocações para fazer qualquer tipo de análise.

"É ainda pouco difícil estabelecer níveis, porque não foram tomadas as últimas decisões. Você não tem ideia de quais jogadores acima de 23 anos as seleções vão escolher. A Inglaterra (sic), por exemplo, pode fazer a escolha de três que podem fazer uma diferença muito grande", comentou.

Entre os jogadores acima de 23 anos os britânicos cogitam convocar David Beckham, Ryan Giggs, Craig Bellamy, Rio Ferdinand e Frank Lampard. A última pré-lista, divulgada em 8 de junho, tinha 35 nomes. A definição da relação final terá que ocorrer, no máximo, até 9 de julho.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Confira os grupos do torneio masculino abaixo:

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade